Você está aqui:  / Massas e molhos / Saladas e molhos / Salada de macarrão com atum

Salada de macarrão com atum

SaladaDeMacarraoComAtum_CozinhandoPara2ou1

Que eu sou louca por macarrão acho que não é novidade, né? Mas uma das minhas paixões secretas é a salada de macarrão. Quando ainda estava na escola, eu adorava chegar para almoçar na casa da minha avó e, naqueles dias bem quentes, ter um prato caprichado desses.

Aí que o verão resolveu chegar antes do combinado e fazer todo mundo derreter com quase nada de umidade no ar e a vontade de comer uma massinha gostosa se transformou em obsessão por uma salada desta bem caprichada. E, como a temperatura já estava lá nas alturas, optei pelo caminho mais fácil e mais fresquinho possível, sem muitas panelas e fogos acessos.

Em menos de 15 minutos uma refeição completa, nutritiva, refrescante e gostosa estava pronta!

2 porções de macarrão
1 lata de atum ralado em água
1 lata de seleta de legumes
2 dentes de alho amassados ou bem picadinhos
Azeitonas sem caroço em rodelas (opcional)
3 a 4 colheres de sopa de maionese
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem para que fique al dente.

Enquanto isso, vá preparando os outros ingredientes: escorra bem o atum e a seleta de legumes (eu gosto de deixar as latas um tempinho antes na geladeira para que a salada já fique bem geladinha mais rápido), e enxague a seleta em água corrente (geralmente coloco em uma peneira e deixo embaixo da torneira por 1 ou 2 minutinhos). Amasse ou pique bem o alho, tire os caroços da azeitona e pique-as também.

Dica: se quiser, substitua a seleta de legumes por legumes frescos de sua preferência cozidos até ficarem al dente ou então legumes précozidos e congelados.

ComoFazerSaladaDeMacarraoComAtum_CozinhandoPara2ou1

Escorra o macarrão cozido, passe em água fria para parar o cozimento e coloque em uma tigela com um fiozinho de azeite. Misture bem para não grudarem uns nos outros e espere esfriar um pouquinho.

Coloque os outros ingredientes sobre o macarrão e, com cuidado, vá mexendo bem para distribuir os sabores. Se quiser, coloque mais ou menos maionese, a gosto. Prove e, por último, acrescente sal, se necessário (lembre-se de que o atum e as azeitonas já são salgadinhos).

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram