Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Curau de milho verde (ou canjica de milho)

Curau de milho verde (ou canjica de milho)

CurauDeMilhoVerde_CozinhandoPara2ou1

No dia 21 de setembro fez um ano que minha vó Nair deixou este mundo. Ela já estava doentinha, internada havia muito tempo e a nossa família é espírita, então a despedida não foi tão difícil. Mas mesmo assim, vira e mexe aparece uma pontinha de saudade.

Depois de herdar o livro de receitas dela, qualquer coisa já é desculpa para reproduzir uma das incríveis receitas, principalmente as doces. <3

Este curau, eu sempre amei comer quando ela fazia. Mas nunca tinha preparado e confesso que achava que seria complicado, principalmente porque ela sempre usava as espigas de milho — o que, para mim, parecia algo quase inimaginável hoje em dia. Só que o modo de preparo é tão simples, tão fácil, que resolvi tentar. E, se você preferir, dá para usar o milho em conserva, sem problemas.

Curau de milho verde (ou canjica de milho)

2 espigas de milho verde cozidas e debulhadas ou 1 lata de milho escorrida e enxaguada em água corrente
1 e 1/2 xícara de leite
200ml. de leite de coco
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de manteiga
1 pedaço de canela em pau
3 cravos da Índia

Se você for utilizar o milho fresco, tire a palha e o sabugo do milho, lave bem a espiga e corte a pontinha — eu prefiro comprar as espigas já limpas, para escolher as mais alaranjadas.

Coloque as espigas na panela, cubra-as com água e leve ao fogo. Quando a água ferver, coloque a tampa e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios (deve demorar entre 20 e 30 minutos, no máximo). Depois disso, use uma faca para cortar os grãos de milho da espiga.

Bata no liquidificador o milho com o leite, o leite de coco e o açúcar até ficar um creme homogêneo.

Despeje o creme em uma panela e acrescente a manteiga, em fogo médio, mexendo sempre sem parar até engrossar como um mingau. Prove e, se achar que precisa, adoce a gosto.

Coloque em uma travessa ou em potes individuais, polvilhe com canela em pó e deixe esfriar na geladeira.

Esta quantidade rende entre 4 e 6 potes individuais, dependendo do tamanho, ou uma travessa pequena de doce. Conserve sempre na geladeira por até 1 semana.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram