Você está aqui:  / Como fazer / Como fazer tempero completo caseiro

Como fazer tempero completo caseiro

TemperoCompletoCaseiro_CozinhandoPara2ou1

Que eu sou mega preguiçosa na cozinha acho que não é novidade, né? Se alguém ainda não sabe, amo cozinhar, mas busco sempre simplificar ao máximo as preparações para deixá-las mais simples e fáceis, diminuir o trabalho e também a louça que sobra depois. E é óbvio que muitas vezes acabo desistindo de fazer qualquer coisa quando penso que preciso cortar cebola e alho para o refogado.

É por isso que sempre tenho na geladeira um potinho com este “tempero completo” caseiro, que encurta o tempo de preparo e agiliza bastante na hora da fome. É uma mistura simples dos principais ingredientes que usamos para temperar a comidinha de todos os dias, mas com alguns segredinhos aprendidos com a Vó Nair para que ele não estrague antes do uso. Dica indispensável para qualquer cozinheiro preguiçoso!

Como fazer tempero completo caseiro

2 cebolas médias
5 dentes de alho
1 punhado de ervas frescas rasgadas
2 ou 3 rodelinhas de pimenta dedo de moça (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Na verdade não existe fórmula exata para este tempero, tudo depende muito de suas preferências e do seu paladar. Estas quantidades são as que eu costumo usar, com algumas poucas variações (basicamente de acordo com o que tenho em casa).

Descasque as cebolas e os dentes de alho e pique grosseiramente apenas para diminuir o tamanho. Depois, coloque-os no processador de alimentos, acrescente as ervas e a pimenta, se for usar, e bata tudo até ficar bem homogêneo. Se preferir, corte tudo bem pequeno com a faca. Eu costumo usar salsa e cebolinha, mas você pode variar ou usar suas preferidas.

Para conservar melhor o tempero, é necessário temperar com sal. Para essa quantidade, costumo usar mais ou menos 1/2 colher de sopa rasa de sal, que processo junto para distribuir bem — já aproveito e coloco uma boa pitada de pimenta do reino também.

Depois de batido, coloco o tempero em um pote limpo e bem fechado. Além disso, o azeite evita que o tempero oxide. No total, uso umas 2 colheres de sopa de azeite, mas vou colocando aos poucos por cima, à medida que retiro as colheradas de tempero. O azeite deve formar uma camadinha por cima da cebola e do alho batidos, toda vez que o pote voltar à geladeira.

Conserve o tempero por até uma semana, sempre lembrando de repor o azeite por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram