Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Entradas e petiscos / Receitas com vídeo / Sanduíches / [VÍDEO] Como fazer brusquetas doces e salgadas

[VÍDEO] Como fazer brusquetas doces e salgadas

Tenho certeza de que muita gente vai pensar “Poxa, receita de brusquetas?”. Mas garanto que, como sempre, busquei ideias diferentes para sair do básico de sempre. Sim, todo mundo sabe fazer brusquetas. Porém, quantos de vocês já as fizeram DOCES? 😉

Pois é isso, além da versão básica com tomates, trago outras sugestões de coberturas (ou recheios, como preferirem!) deliciosas e não muito calóricas e algumas sugestões para a sobremesa. Para aqueles dias em que a fome é menor ou então para noites mais quentes, como as que tem sido as destes últimos de inverno. Para complementar uma tábua de queijos, acompanhar uma sopa ou apenas entreter as bocas enquanto bebericamos um bom vinho.

Fica a sugestão: que tal promover uma noite de brusquetas? Vale até preparar os ingredientes e cada um ir montando a sua com os itens preferidos. Garanto que o sucesso é certo! 🙂

[VÍDEO] Como fazer brusquetas doces e salgadas

Pão italiano fatiado (tipo filão)

Para os recheios salgados (sugestões):
Dentes de alho
Azeite e sal a vontade
. Tomate cortado em cubos, muçarela de búfala e manjericão
. Rúcula e tomate seco
. Abobrinha em cubos e ricota defumada com pimenta

Para os recheios doces (sugestões):
. Nutella e morangos
. Goiabada com cream cheese

.

Pois é, não tem mesmo segredo. Para preparar as brusquetas salgadas, unte uma assadeira com um fio de azeite e espalhe com as fatias de pão mesmo. Regue com mais um fiozinho de azeite, salpique um tiquinho de sal, e cubra com a sua cobertura (ou recheio) preferido. No vídeo, fizemos com tomates picadinhos, muçarela de búfala e manjericão marinados por alguns minutos no azeite; rúcula com tomate seco e abobrinha italiana com ricota defumada com pimenta.

Eu gosto de comer o miolo do pão mais macio, por isso só levo a assadeira ao forno depois das brusquetas cobertas. Se preferir o pão mais torradinho, deixe-as por 10 a 15 minutos no máximo antes de cobri-las com os seus ingredientes escolhidos.

BrusquetasDoces_CozinhandoPara2ou1

Para as brusquetas doces, o processo é o mesmo, eliminando a fase de regar com azeite e salpicar o sal. Eu gosto de usar uma pasta como base (no caso a Nutella e o Cream Cheese) para “untar” o pão e depois colocar algum outro complemento (como os morangos e a goiabada). Mas a ideia é essa. Deixe sua criatividade trabalhar e invente as mais diversas e deliciosas combinações!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

  • Adriana Freitas

    /

    Oi Lu!

    Adorei que você fez o vídeo dessa receita, porque sempre deixo queimar a brusquetas.

    Parabéns pela ideia!

    Bjos,

  • Amanda Fernandes

    /

    Hummmm. Eu ADORO bruschettas!! Todas elas. =)

  • Oderlane Oliveira

    /

    Oi Luciana! Muito boa as receitas de bruschetas! Eu conheço a receita mas para falar a verdade nunca as fiz. Por isso nunca pense que alguma receita que você está postando possa ser muito comum. Elas acabam despertando o desejo em realiza-las de uma vez por todas! Além disso, sempre há pessoas que estão despertando para a culinária que irão adorar com certeza. Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho! Um grande beijo!!!!

  • Luciana C.

    /

    Adriana, que bom que vc gostou! Espero que agora você nunca mais as queime. 🙂
    beijo

  • Luciana C.

    /

    São uma delícia, né? Pra mim, sempre tem um motivo pra fazer brusquetas. 🙂
    beijo

  • Luciana C.

    /

    Oderlane, você tem toda razão! É que a gente já fica tão acostumada com os comentários negativos, que já pede desculpas antes mesmo deles chegarem.
    Obrigada pelo carinho e pela sua mensagem, que realmente me deixou muito feliz. 🙂
    Vou tentar lembrar de você sempre que for desistir de postar alguma coisa por achar simples demais. Obrigada mesmo.
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram