Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Receitas com vídeo / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetariana / [VÍDEO] Pa amb tomàquet (sanduíche catalão de pão com tomate)

[VÍDEO] Pa amb tomàquet (sanduíche catalão de pão com tomate)

Esta, na verdade, não é exatamente uma receita, mas uma dica hiper fácil para servir aquele pão que já está ficando duro sem fazer feio. Uma excelente opção para receber visitas de última hora ou mesmo para um lanche rápido para você mesmo.

Esta receita catalã de “pão com tomate” eu conheci após uma onda de muitos amigos viajarem para Barcelona e voltarem encantados. Curiosa que sou, é óbvio que quis saber mais. Acabei adotando a ideia para aqueles dias de preguiça, quando a fome aparece. O tomate deixa o pão mais gostoso e depois podemos ainda complementar com outros sabores incríveis.

[VÍDEO] Pa amb tomàquet (sanduíche catalão de pão com tomate)

1 pão grande cortado em fatias (italiano, ciabatta, português)
1 dente de alho
1 tomate bem maduro
Azeite e sal a vontade
Fatias de jamon ibérico ou presunto serrano (opcional)

.

O pão originalmente utilizado para a preparação de pa amb tomàquet é o chamado pagès, mas como é bem difícil de encontrá-lo por aqui, podemos optar por um italiano, um ciabata ou um português, preferencialmente com casca mais dura e interior um pouco mais macio. Este pão pode ser tostado ou não — eu prefiro usar um grill para aquecê-lo sem deixar muito firme, mas você pode usar uma frigideira ou fazer no forno.

Com o pão quentinho, esfregue um dente de alho cru cortado ao meio, para transferir um leve sabor e aroma a ele. Em seguida, faça a mesma coisa com o tomate (quanto mais maduro, melhor), apertando-o suavemente para liberar seu suco e umedecer o pão.

Depois, é só temperar com sal e um fiozinho de azeite.

Se quiser, finalize com fatias de jamon ibérico ou presunto serrano para ter um lanche um pouco mais substancioso.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

  • Luciana C.

    /

    Eu adoro apelar para esse sanduíche quando a preguiça é grande e a fome também… 😉

  • jake

    /

    Curti demais essa receita, demais mesmo… amo tomate e nunca tinha experimentado fazer isso no pão mas fica muito bom. Em cima coloquei queijo e mais tomate picado, ficou ótimo, Valeu!

  • Luciana C.

    /

    Que bom que você gostou, Jake. O mais legal de cozinhar é deixar as receitas com a nossa cara (e o nosso gosto), né? 😉
    Eu que agradeço por você ter voltado aqui e pelas visitas. Beijão!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram