Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Mjhadra, Mejadra ou Mujaddara (arroz árabe com lentilha e cebolas douradas)

Mjhadra, Mejadra ou Mujaddara (arroz árabe com lentilha e cebolas douradas)

mjhadra_cozinhandopara2ou1

Não sou vegetariana, mas como a carne vermelha não é tão presente na minha alimentação, sempre estou em busca de outras fontes de proteínas. Sempre gostei muito de lentilhas, mas foi só mais recentemente que descobri que ela é muito rica neste nutriente — o que a deixou ainda mais gostosa. 🙂

Esta receita é uma preparação tradicional árabe e, com a combinação de arroz e lentilha, supre as necessidades nutricionais da refeição com carboidratos e proteínas, além das propriedades da cebola e das castanhas. Se você quiser, pode até complementar com uma Kafta no palito deliciosa, mas nem precisaria.

Que tal variar o cardápio do dia a dia com um prato saudável, barato e fácil de preparar? Fica a dica para uma Segunda Sem Carne. 😉

1/2 xícara de arroz cru (agulhinha tipo 1)
1/2 xícara de lentilhas cruas
4 xícaras de água
1 dente de alho picadinho
1 punhadinho de salsinha picada
1 cebola grande preparada à tirolesa
Castanhas do Pará / castanhas do Brasil (opcional)
1 colher de sal de zaatar* (tempero árabe opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Lavar a lentilha com água corrente e deixe de molho por umas 2 horas. Após isso, coloque em uma panela com 2 xícaras de água, o alho e a salsinha até ela ficar macia (se precisar, acrescente mais um pouquinho de água pois ela não deve secar).

Em outra panela, coloque o arroz para cozinhar com as outras 2 xícaras de água. Ele deve secar, como no arroz do dia a dia.

Enquanto isso, prepare a cebola dourada à tirolesa (clique AQUI para conferir o passo a passo).

ComoFazerMjhadra_CozinhandoPara2ou1

Quando o arroz e a lentilha estiverem cozidos e macios, despeje a lentilha sobre o arroz e misture bem. Acrescente as castanhas grosseiramente picadas, se for usar (eu gosto muito de colocar para acrescentar um toque crocante ao prato). Em seguida, tempere com o zaatar ou com sal e pimenta a vontade.

Dica: uma pitadinha de canela em pó dá um sabor incrível!

Por último, adicione metade da cebola e mexa novamente. Sirva em seguida com o restante da cebola por cima.

Esta quantidade serve bem 2 pessoas. Se quiser uma refeição completa, prepare também uma salada com inspiração árabe: Salada com mini cenouras, grão de bico, uvas passas e coalhada seca temperada.

* Você encontra o zaatar em empórios ou grandes redes de supermercado, mas pode preparar em casa uma mistura de gergelim torrado, pimenta síria, tomilho desidratado, sumagre (ou raspas de limão) e uma pitadinha de sal macerados em pilão ou batidos no liquidificador ou processador de alimentos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Cintya Maria

    /

    Oi Lu! Que delícia!!!!!
    Vou fazer esse arroz, sim!
    É um dos meus pratos prediletos, qdo vou à um restaurante de comida árabe, mas eu não sabia prepará-lo… =( Agora, meus problemas acabaram! rsrs
    Post salvo!
    Obrigada!
    Bjs

  • cintyamaria

    /

    Oi Lu!!! Que delícia!!!!!!
    Esse é um dos meus pratos favoritos, qdo vou à um restaurante de comida árabe, só que eu não sabia fazê-lo =( Mas, agora, meus problemas acabaram! rsrs
    Post salvo!
    Obrigada!
    Bjs

  • Luciana C.

    /

    Oba! Depois me conta se ficou parecido com os que vc come nos restaurantes? 🙂
    beijo, Cintya.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram