Você está aqui:  / Acompanhamentos / Vegetariana / Farofa crocante de limão siciliano

Farofa crocante de limão siciliano

FarofaDeLimaoSiciliano_CozinhandoPara2ou1

Eu tenho uma super queda por sabores azedinhos, principalmente os que vêm de frutas cítricas (isso explica minha paixão pelo Risotto al limone). Aí que um dia desses fui guiada pelo perfume de limão siciliano, quase como acontece nos desenhos animados, sabe?, e acabei experimentando uma farofinha fria de limão simplesmente deliciosa. Nunca tinha imaginado esta possibilidade, mas desde então estava procurando por uma oportunidade para prepará-la em casa.

Depois que comecei a cozinhar com mais frequência e inventei de variar sempre o cardápio, peguei a mania de comer tentando identificar todos os sabores e ingredientes da receita. Ainda não estou tão bem treinada, mas acho que consegui reproduzir direitinho os componentes da fórmula mágica — e ela é tão simples que até parece que não é verdade.

Seja para acompanhar qualquer tipo de peixe ou frutos do mar e até mesmo para dar uma repaginada no prato do dia a dia, essa farofa super crocante, refrescante e saborosa vai te conquistar para sempre.

Farofa crocante de limão siciliano

1/2 limão siciliano (raspas e caldo)
1 xícara de farinha de pão ralado ou de farinha panko
1/2 colher de sopa de tomilho fresco ou desidratado
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela, aqueça um fio de azeite e coloque mais ou menos 1 colher de sopa do caldo do limão (cuidado pois pode espirrar). Rapidamente acrescente a farinha de pão e vá mexendo até começar a dourar.

ComoFazerFarofaLimao_CozinhandoPara2ou1

Adicione as raspas do limão e o tomilho, distribuindo bem os sabores, e tempere com sal e pimenta do reino. Se quiser, enfeite com fatias fininhas de limão.

Sirva logo em seguida ainda quente ou então em temperatura ambiente — fica ótima com peixes e camarão na grelha.

Esta quantidade serve bem duas pessoas. Com certeza vocês vão repetir! 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Temperaria – Vivian Coco

    /

    Que delícia, também adoro sabores cítricos! Nunca experimentei farofa com limão, qualquer dia desses eu experimento. Beijos!

  • Flor dos Santos

    /

    Legal seu blog. Precisa colocar uma busca, não consegui achar. Encontrei a receita que queria pelo google.

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Flor. Obrigada pelo elogio.
    Já existe um campo de busca no site. Ele fica abaixo do menu principal, bem ao lado dos títulos das receitas que vão correndo. É só clicar na lupinha laranja que você consegue digitar a busca.
    Volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram