Você está aqui:  / Acompanhamentos / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Brandade de bacalhau (bacalhau cremoso com batatas gratinado no forno)

Brandade de bacalhau (bacalhau cremoso com batatas gratinado no forno)

Domingo, para mim, sempre foi dia de reunir a família toda em volta das mesas repletas de delícias (uma só não dava conta e ainda sobrava gente no sofá com o prato na mão). Por isso, por mais que eu vá almoçar sozinha ou com mais alguém, gosto de caprichar no cardápio e aproveitar bem o tempo livre para degustá-lo com calma e dedicação.

Eu era uma criança que comia legumes e verduras numa boa, mas nunca fui muito de experimentar pratos diferentes do que estava acostumada. Demorei aaanos para criar coragem de provar o bacalhau e não curti o peixe de sabor forte mergulhado em litros de azeite com aquele monte de pimentão por cima (não sou muito amiga deles, confesso).

Até que algum tempo depois, descobri outras formas de prepará-lo e que ele é, sim, uma delícia — principalmente como brandade. Fazia tempo que estava atrás de uma receita fácil e infalível, até que encontrei um folheto de propaganda no supermercado e resolvi testar. Super aprovada, não tinha como não vir para cá. 🙂

Brandade de bacalhau (bacalhau cremoso com batatas gratinado no forno)

200g. de bacalhau dessalgado
200g. de de batata cozida e amassada
2 dentes de alho bem picadinhos
1/2 xícara de creme de leite
1/4 xícara de salsinha picada
Azeite, sal, pimenta-do-reino e noz moscada a vontade
Queijo parmesão ralado para gratinar

Em uma panela grande, aqueça um fio generoso de azeite e coloque o alho para refogar, sem deixar que doure. Acrescente o bacalhau e refogue-o também até estar bem cozido.

Coloque em uma tigela e espere esfriar um pouco. Depois, desfie-o bem com as mãos e aproveite para retirar todos os espinhos que possam ter ficado.

ComoFazerBrandadeDeBacalhau_CozinhandoPara2ou1

Na mesma panela, coloque a batata cozida e amassada para esquentar se já estiver fria. Junte o bacalhau e misture bem para integrar. Acrescente a salsinha e tempere com pimenta do reino e a noz moscada.

Adicione o creme de leite, misture tudo muito bem até obter um creme homogêneo. Prove e, se necessário, corrija o sal.

Coloque o creme em um refratário, alise a superfície com uma espátula e distribua um pouco de parmesão ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura máxima até gratinar.

Você pode servir com torradinhas ou fatias de pão, como na foto, ou então como prato principal. Um fio de azeite por cima complementa o sabor.

Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Fernanda

    /

    Olá, Lu!
    Estava navegando por aqui ( uma de minhas diversões internéticas mais frequentes ) e né deparo com essa delícia…só me resta comprar os ingredientes e fazê-la, né? ?
    Obrigada por nos proporcionar tantos e tão maravilhosos momentos gastronômicos!

    Beijão!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Fernanda. Eu que agradeço pelo comentário e pelo carinho.
    Quer mesmo saber minha opinião? Compre mesmo os ingredientes e experimente esta delícia pois ela é incrível 🙂
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram