Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Molho especial de tomates assados

Molho especial de tomates assados

Molhos de tomate são todos iguais? Definitivamente não: dependendo da qualidade dos tomates utilizados, dos temperos escolhidos, do modo de preparo e de uma infinidade de outros fatores, o resultado pode variar muitíssimo. Aqui mesmo já publiquei duas receitas diferentes (a de Molho ao sugo natural e a do meu Molho de tomate urgente) e sou capaz de dizer que de todas as inúmeras existentes, cada uma tem um detalhe que a diferencia da outra.

E o diferencial deste molho pedaçudo e super rico em sabores é que os ingredientes são assados todos juntos. O simples fato de ficar alguns minutos no forno, eleva o molho a um outro nível, deixando-o especial, com os açúcares caramelizados e um toque meio tostadinho. Depois de provar esta delícia, suas macarronadas não serão mais as mesmas — para o bem ou para o mal. 😉

Molho especial de tomates assados

2 tomates italianos
150g. de tomatinhos cereja ou grape
1/2 cebola
2 dentes de alho
1/2 pimenta dedo de moça ou 1/2 colher de chá de pimenta calabresa (opcional)
1/2 pimentão vermelho sem as sementes (opcional)
Ervas frescas e/ou desidratadas
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1 boa pitada de páprica defumada (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece picando grosseiramente todos os legumes. Eu gosto de forrar uma assadeira com papel manteiga pois evita que os ingredientes grudem nela (o que facilita na hora de lavá-la).

Espalhe um fio generoso de azeite no fundo da assadeira e distribua os legumes. Salpique as ervas frescas rasgadas e/ou as desidratadas, tempere com sal, pimenta do reino e a páprica (se for usar) e regue com mais um fio de azeite. Dê uma chacoalhada para misturar tudo.

Eu costumo usar os ingredientes disponíveis, sempre variando as ervas e misturando as frescas com as secas (manjericão, salsinha, sálvia, tomilho, orégano, louro etc.).

ComoFazerMolhoTomateAssado_CozinhandoPara2ou1

Leve a assadeira para o forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 40 minutos (os tomates devem ficar macios sem tostarem).

Retire do forno, coloque em um processador de alimentos ou liquidificador e bata com o extrato de tomate. (Eu prefiro deixar o molho mais grosso e, na hora de envolver a massa, adicionar algumas colheres da água do cozimento.)

Prove o molho e, se precisar, corrija o sal. Conserve em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire da água quente sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato super limpo). Tampe bem e conserve na geladeira por mais ou menos 1 semana.

Esta receita rende mais ou menos 400g. de molho (suficiente para servir cerca de 4 porções de macarrão).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

12 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram