Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Peixes e frutos do mar / Filé de abadejo com risoto de limão

Filé de abadejo com risoto de limão

Não sei vocês, mas eu adoro receber amigos em casa, de preferência com uma comidinha bem gostosa. E uma das coisas de que mais gosto é de usar essas oportunidades para mostrar até aos mais céticos que é possível preparar um prato bonito e gostoso sem ter muita experiência na cozinha ou sem muitos ingredientes diferentes.

Apesar do prato ter ficado um tanto quanto pálido apesar da cebolinha por cima, os sabores combinaram perfeitamente e, se tivéssemos o dobro de comida, com certeza teríamos acabado com tudo. Pode apostar nessa receita que não tem erro: fácil de preparar, super prático e fica ótimo!

Filé de abadejo com risoto de limão

Para o risoto de limão:
2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbóreo ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1 limão siciliano ou tahiti (raspas e caldo)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Para o filé de abadejo:
2 filés de abadejo
Sal e pimenta do reino a vontade
Cebolinha picada

Comece temperando o peixe com sal e bastante pimenta do reino. Cubra com plástico filme e deixe na geladeira por uns 20 minutos, pelo menos.

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Coloque o caldo e as raspas de limão.

Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Entre uma concha de caldo e outra, é o momento de colocar uma frigideira no fogo baixo e esperar esquentar. Retire o peixe da geladeira e coloque na frigideira quente (se não for antiaderente, adicione um fiozinho de azeite) e espere o peixe perder a cor de cru. Dê uma olhadinha no risoto, enquanto isso.

Volte à frigideira e vire os filés de peixe para cozinhar o outro lado. Depois, retire-os do fogo e mantenha-os aquecidos.

Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Sirva o risoto com o peixe e salpique a cebolinha por cima. Esta quantidade serve bem duas pessoas.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram