Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Pavê de paçoca com crocante de pé de moleque

Pavê de paçoca com crocante de pé de moleque

Meu ponto fraco na alimentação é, sem dúvida alguma, os doces. Seria capaz de trocar o prato de comida pela sobremesa sem pensar muito, mas depois que descobri a tal da pré-diabetes ou resistência à insulina, tenho me controlado cada vez mais para não correr o risco de ter de me privar do açúcar para o resto da vida — imagina o pesadelo? :/

Só que como ninguém é de ferro, de vez em quando não resisto mesmo. O meu critério é escolher calorias e açúcares que realmente valham o risco (doces light, com gosto de adoçante ouquase nada realmente doces não têm vez comigo: prefiro ficar sem nada do que consumir algo que vai servir apenas para me deixar com mais vontade ainda de comer uma sobremesa gostooosa, sabe?). É por isso que quase nunca faço doces em casa (mesmo que em quantidade reduzida para 2 ou 1, acabo comendo tudo sozinha!).

Aí que fui para a casa dos meus pais, que convidaram alguns amigos da família para assistirem a abertura da Copa do Mundo e o primeiro jogo do Brasil na competição, e o doce ficou por minha conta. No clima de Festa Junina, resolvi colocar em prática uma receita que havia muito estava na minha listinha para ser feita: um Pavê de paçoca!

Fui ao supermercado para providenciar os ingredientes e não resisti aos pés de moleque que estavam bem ao lado das paçoquinhas e eles viraram um toque crocante a mais. Ficou doce? Sim, ficou uma delícia. Mas fiz uma pesquisa entre os que experimentaram e ninguém respondeu que estava enjoativo — e muitos até repetiram a dose (para o encontro, fiz duas receitas)! Sucesso absoluto, não sobrou nada para contar história.

Pavê de paçoca com crocante de pé de moleque

1 lata de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga
1 pitada de sal (ou de flor de sal)
1 lata de creme de leite
1/2 xícara de leite de vaca
150g. de paçoca pronta
100g. de pé de moleque pronto
1 pacote de biscoito de leite ou de maisena

Em uma panela coloque o leite condensado, a manteiga e o sal (ele ajuda a quebrar o doce e dá um toque interessante ao doce) e leve ao fogo baixo, sempre mexendo, até chegar ao ponto de brigadeiro mole (um mingau encorpado). Desligue o fogo e incorpore o creme de leite. Reserve.

Eu usei paçoquinha de rolha, então desmanchei-as bem — faça o mesmo se for utilizar daquelas em quadradinhos. Se preferir a paçoca caseira, pule esta etapa.

Quebre também o pé de moleque. Eu usei um martelo de carne para triturar os pés de moleque ainda na própria embalagem (com cuidado para não rasgar o plástico). Deixe alguns pedaços maiores para que continue crocante.

Antes da montagem, acrescente mais ou menos 3 colheres de sopa da paçoca ao creme e misture bem.

ComoFazerPavePacoca_CozinhandoPara2ou1

Comece a montagem do pavê com uma camada fina do creme (1/4 do total). Por cima, arrume uma camada dos biscoitos levemente umedecidos no leite. Cubra com uma camada de metade da paçoca e outra com mais 1/4 do creme.

Repita a camada de bolachas umedecidas, cubra com metade do pé de moleque (use a parte mais pedaçuda e deixe a mais fina para finalizar) e mais uma camada fina de creme.

Faça mais uma última camada de bolachas molhadas no leite, cubra com a paçoca e o restante do creme. Finalize com o pé de moleque e leve à geladeira por pelo menos 4 horas (preferencialmente de um dia para o outro) para que firme.

Esta quantidade serve entre 4 e 6 pedaços, dependendo do tamanho. Garanto que não vai durar mais do que 3 dias na geladeira. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram