Você está aqui:  / Acompanhamentos / Carnes / Maminha na cachaça com rösti de mandioquinha

Maminha na cachaça com rösti de mandioquinha

maminhanacachacacomrosti_cozinhandopara2ou1.jpg

Cada vez mais tenho me permitido provar novamente alguns sabores que, em princípio, não me agradam. Não é segredo que não sou a maior fã da carne vermelha, mas como sem problemas um hambúrguer ou algo com bacon (não é uma escolha filosófica, mas de paladar — e de digestão).

Acho que nunca tinha escolhido conscientemente a maminha, mas no final do ano passado, participei de um evento e tive a oportunidade de provar esta receita que a chef Heloisa Bacellar desenvolveu para o cardápio da Fazenda Capoava (um hotel com restaurante de culinária tradicional paulista que fica em Itu/SP). Simplesmente me apaixonei pela foto e resolvi provar: me encantei pelo prato, por sua incrível combinação de sabores e pela carne desmanchaaando. Hummm!

Coloquei-a entre os que gostaria de reproduzir em casa, mas só agora tomei coragem. Adaptei apenas as quantidades para diminuir o rendimento para duas porções e, em vez de usar o mix de tubérculos da chef (com batata doce e mandioca), fiquei apenas com a mandioquinha que tinha em casa. Acreditem: é super fácil de fazer e o prato fica lindo, além de delicioso.

Maminha na cachaça com rösti de mandioquinha

Para a maminha na cachaça:
2 colheres de sopa de bacon em cubos
1/2 cebola pequena em rodelas
1 dente de alho pequeno bem picado
1 tomate pequeno sem sementes e sem pele cortado em cubos
400g. de maminha bem limpa
Água suficiente para cozinhar a carne
1 folha de louro
1 colher de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de cachaça
Salsinha para decorar
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Para o rösti de mandioquinha:
350g. mandioquinha sem casca (batata baroa/ batata salsa e/ou batata doce, mandioca)
1/2 cebola pequena cortada em cubos
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fiozinho de azeite em uma panela normal ou de pressão e coloque o bacon para dourar ligeiramente.  Junte a cebola, o alho, o pimentão, o tomate e espere murchar para acrescentar a carne e selar todos os lados (cozinhar apenas até que as superfícies mudem de cor). Adicione água até cobrir a carne, o louro, sal e pimenta do reino.

Quando ferver, retire a espuma que subir com uma escumadeira e descarte-a. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora em panela de pressão ou mais ou menos 2 horas em panela normal. A carne deve ficar bem macia e se desfiando. Reserve.

Rale a mandioquinha no ralo grosso e coloque em uma tigela (esprema com as mãos para descartar o caldo que escorrer). Junte a cebola e a salsinha, sal e pimenta e divida em 6 partes iguais.

Em uma frigideira derreta a manteiga, coloque montinhos da mandioquinha e pressione para achatar e ficar com mais ou menos 1 cm de espessura (eu usei um cortador para ajudar a moldar os rostis do mesmo tamanho, mas dá para arrumar as bordas com uma espátula ou colher).

Fui derretendo a manteiga aos poucos e fiz um por um de cada vez na frigideira. Deixe dourar cada lado por uns 3 minutos e depois transfira os röstis prontos para um prato e mantenha-os aquecidos.

comofazermaminhanacachacacomrosti_cozinhandopara2ou1.png

Escorra a carne (guarde o caldo da carne para usar em outra preparação como sopas ou risotos) e desfie-a bem com dois garfos ou com as mãos.

Para finalizar, aqueça um fio de azeite na frigideira, junte a carne e o molho inglês e misture. Deixe aquecer e dourar um pouco, acrescente a cachaça, mexa apenas para umedecer de maneira uniforme, ajuste o sal e a pimenta e retire do fogo. Em cada prato, coloque três röstis, metade da carne por cima e decore com a salsinha picada.

maminhanacachacarostimandioquinha_cozinhandopara2ou1.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram