Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Dahl de grão de bico (sopa indiana de grão de bico com especiarias)

Dahl de grão de bico (sopa indiana de grão de bico com especiarias)

dahldegraodebico_cozinhandopara2ou11

Quando era criança, minha maior curiosidade era descobrir o pó de pirlimpimpim, que magicamente transportava a Emília e a turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo para qualquer lugar do tempo e do espaço. Depois que comecei a cozinhar e fui experimentando novos sabores, me dei conta de que essa mágica poderia ser conseguida por meio das especiarias e entendi completamente a “volta ao mundo” que os portugueses faziam para buscá-las e que acabou na “descoberta” do nosso continente.

Com um pouquinho de curry, de páprica ou de canela é possível se transportar para outros lugares do mundo, mesmo que apenas pelos sentidos. Este dahl de grão de bico, uma sopa super saborosa, nos leva para a Índia em menos de meia hora e ainda acelera o metabolismo — o que ajuda o organismo a queimar calorias mais rapidamente e por isso também esquenta o corpo nos dias mais frios. E o mais legal é que, com tantos temperos, o sal não faz nem falta no resultado final!

Dahl de grão de bico (sopa indiana de grão de bico com especiarias)

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
1 colher de café de gengibre ralado
1/2 tomate pequeno picado
1 colher de chá de páprica defumada
1 colher de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de açafrão
1/2 colher de chá de pimenta cayena
1/2 colher de chá de curry em pó
1 pitada de pimenta calabresa desidratada
2 cravos da índia
1 pedacinho de canela em pau
1 folha de louro
2 xícaras de grão de bico cru
4 xícaras de água

Coloque o grão de bico de molho em água suficiente para cobri-lo preferencialmente de um dia para o outro. Depois disso, escorra bem, coloque os grãos em uma panela e acrescente as 4 xícaras de água e a folha de louro. Cozinhe até que fique macio mas ainda firme (em panela de pressão por mais ou menos 10 minutos e em panela normal por mais ou menos 20 minutos). Reserve.

Em outra panela, aqueça o azeite e refogue o alho com o gengibre. Quando começar a dourar, coloque o tomate e espere amolecer.

comofazerdahl_cozinhandopara2ou1.png

Adicione as especiarias (se não tiver todas, use as de sua preferência) e deixe fritar por mais ou menos uns 2 minutinhos. Depois disso, adicione o grão de bico cozido e o caldo (se quiser, utilize somente uma parte dele). Misture bem e deixe ferver por mais uns 5 minutos — se preferir o grão de bico mais macio, deixe por mais tempo.

Retire a folha de louro, os cravos e a canela e sirva o dahl de grão de bico em seguida ainda bem quente. Esta quantidade rende duas porções como acompanhamento ou entrada, ou então uma pessoa como prato único.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram