Você está aqui:  / Como fazer / Massas e molhos / Como fazer uma lasanha deliciosa

Como fazer uma lasanha deliciosa

lasanhadeliciosa_cozinhandopara2ou1

A maior parte da minha família é de origem italiana, mas a lasagna nunca foi a massa preferida (tia Tica e tia Wanda eram mestres nas massas recheadas, a vó Nair era fã do Nhoque, o vô Odair só gosta de macarrões longos e à Carbonara). Talvez por isso, não é tão comum para mim preparar uma bela lasanha — mesmo que seja impossível resistir a uma.

Apesar de parecer simples, existem alguns truques para não ter erro na receita. Desta vez, escolhi a receita tradicional a bolonhesa como recheio e um molho branco com queijo para complementar, mas você pode usar outros queijos cremosos ou fatiados, presunto ou peito de peru, um molho com frango, legumes, atum e até outros frutos do mar para uma refeição mais caprichada.

Como fazer uma lasanha deliciosa

1/2 pacote de massa para lasanha pré-cozida (125g.)
1 receita de molho a bolonhesa (clique AQUI para acessar a receita completa)
1 receita de molho branco (clique AQUI para acessar a receita completa)
Queijo parmesão ralado

O primeiro segredo é escolher um refratário em que sobre uma “borda” de mais ou menos 1 cm. ao redor da massa de lasanha. Isso porque a massa cresce enquanto está no forno e, se ela ficar muito certinha no recipiente, pode desmanchar a montagem ou transbordar. Eu usei uma assadeira quadrada em que coubessem duas massas.

A montagem começa com uma camada de molho branco (eu coloquei umas ervas frescas picadinhas). Por cima, uma camada da massa, que deve ser sempre da pré-cozida pois facilita bastante principalmente para quem não tem tanta prática (ela vem seca no pacote e pode ser levada direto ao forno, sem necessitar do cozimento prévio em água).

Depois disso, é só ir intercalando camadas de massa, de bolonhesa e de molho branco, espalhando-os bem por toda extensão da massa. Sobre cada molho eu gosto de colocar um pouco de parmesão ralado (queijo nunca é demais, né? 😉 ). A última camada deve ser de molho branco com mais um tanto queijo ralado por cima para derreter.

comofazerlasanha_cozinhandopara2ou1

Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 20 minutos (ou conforme indicado na embalagem da massa). Parece que a lasanha vai ficar muito alta, mas conforme a massa vai cozinhando, as camadas se assentam e os molhos quase se misturam.

Esta quantidade serve bem duas pessoas e nem precisa de outros complementos — a não ser mais um tiquinho de queijo. 😉

Dica: ganhei nesta semana um kit da Barilla com um Molho Bolognese (molho de tomate italiano com carne, simplesmente delicioso) e o usei na lasanha da foto. A massa é a Lasagne all’Uovo Bolognesi. Não estou ganhando nada com isso, mas como ficou tudo super saboroso, acho que vale a pena comentar aqui. Se quiser, facilite ainda mais a montagem da lasanha usando também um molho branco ou de queijos já pronto.

KitBarilla

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

  • Helen

    /

    Luciana eu nunca tinha cozinhado nada na minha vida toda mas resolvi fazer o almoço hoje para minha mãe. Ela me ajudou a preparar os ingredientes mas depois eu fui seguindo as suas orientações passo a passo e preciso dizer que consegui!!!!! Minha lasanha ficou linda e maravilhosa, obrigada. Vc mudou minha vida, vou até tentar outras receitas (mais fáveis hahaaha). Bjs e voltarei com certeza. Continue assim com essa capacidade de explicar direitinho, vlw.

  • Anna

    /

    Luciana, obrigada pela paciência e carinho p/ explicar assim tão detalhado pra gnt. Fiz minha primeira lasanha e está no forno, depois volto aqui p/ contar como ficou. Beijo e continue ajudando a gente a comer melhor. (:

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Anna. Eu é que agradeço pelo seu comentário tão especial.
    Espero que sua lasanha tenha ficado uma ótima e que a experiência de fazê-la também tenha sido deliciosa 🙂
    Beijão e volte sempre!

  • Ivi

    /

    AMEI! Acabei de comer a melhor comida que eu mesma fiz, estou muito orgulhosa comigo mesmo. Super obrigada por ensinar com tanta paciencia e todos detalhes, post perfeito! <3

  • Rebeca

    /

    Adorei as dicas nossa mto bom mesmo, consegui fazer uma lasanha sozinha e com a massa dura sem ficar ruim!!! amei bjs

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram