Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Macarrão japonês com ovo pochê no caldo quente (Udon enluarado ou Tsukimi Udon)

Macarrão japonês com ovo pochê no caldo quente (Udon enluarado ou Tsukimi Udon)

TsukimiUdon_CozinhandoPara2ou1

É só o tempo começar a esfriar que eu troco a minha paixão por saladas pela por sopas, cremes e caldos. Outro dia, passeando pelos mercadinhos do meu bairro (Liberdade, em São Paulo), resolvi trazer para casa um pacote de udon — uma massa quase fresca, que já vem pré-cozida. Como nunca tinha preparado e não fazia ideia de como fazer, perguntei a algumas amigas descendentes de japoneses que também não sabiam. Até que  resolvi o problema: voltei ao mercadinho e tomei coragem para pedir todas as dicas para uma batian simpática.

Esta é a receita do Tsukimi udon ou “Udon enluarado”, o macarrão udon coberto com ovo cru que fica pochê na sopa bem quente feita com caldo de peixe, verduras cozidas, cogumelos e broto de soja. Para completar, bastante cebolinha fresca picada. Confesso que no início fiz careta para o ovo, mas ele cozinha na medida certa com o calor do caldo e a gema fica quase firme, uma delícia!

1 colher de sopa de óleo de gergelim ou de amendoim
1 dente de alho amassado
200g. de udon
500ml. de água
1 colher de sopa de Hondashi
2 cogumelos shiitake fatiados
3 colheres de sopa de molho shoyo
3 colheres de sopa de saquê mirim
1 punhado de brotos de soja
1 punhado de folhas de espinafre
Cebolinha picada
1 ovo

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho. Acrescente o udon (se tiver algum líquido na embalagem, pode descartar), o hondashi, a água e o shiitake. Misture cuidadosamente para que o macarrão comece a se soltar.

Adicione o shoyo e o saquê e deixe cozinhar por mais ou menos 4 minutos.

ComoFazerUdon_CozinhandoPara2ou1
Por último, é a vez de colocar no caldo fervente o broto de soja e as folhas de espinafre. Espere até que estas comecem a murchar.

Depois disso, sirva o caldo quente e os outros ingredientes em uma chawan ou tigela e arrume por cima os cogumelos, os brotos de soja, as folhas de espinafre e a cebolinha. No centro, quebre o ovo sem romper a gema. Rapidamente cubra com um prato e espere por 3 minutos para que o calor do caldo cozinhe o ovo.

Sirva logo em seguida, ainda bem quente. Esta quantidade serve bem uma pessoa.

A gema meio mole e meio dura fica irresistível!

UdonComOvo_Cozinhandopara2ou1

 

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram