Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Receitas com vídeo / [VÍDEO] Risotto alla Milanese (risoto de açafrão)
[VÍDEO] Risotto alla Milanese (risoto de açafrão) Reviewed by Luciana Carpinelli on 9 de maio de 2014 .

Adoro risotos por serem deliciosos, pela cremosidade, pelas possibilidades, por ser um prato único e…

Adoro risotos por serem deliciosos, pela cremosidade, pelas possibilidades, por ser um prato único e…

Rating: 0

[VÍDEO] Risotto alla Milanese (risoto de açafrão)

RisottoAllaMilanese_CozinhandoPara2ou1

Adoro risotos por serem deliciosos, pela cremosidade, pelas possibilidades, por ser um prato único e bonito para um almoço ou jantar mais “arrumadinho” etc., mas demorei MUITO para tomar coragem e tentar reproduzir alguma receita em casa, achando que nunca conseguiria. O negócio é que já na primeira tentativa deu certo e agora, se bobear, é capaz de eu querer viver só de risoto — as possibilidades são praticamente infinitas!

Para compartilhar todas as dicas do preparo de risoto e também mostrar que não é um prato impossível de ser feito, escolhi para mais um dos vídeos de receitas do nosso canal no YouTube uma versão mais simples, o risoto com açafrão (tradicional prato milanês). Veja a seguir a receita completa e assista ao vídeo logo abaixo.

2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
1/2 cebola grande picada
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
1/4 xícara de vinho branco (opcional)
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de carne quente (ou tabletes dissolvidos em água)
1 colher de chá de açafrão em pó (ou 1 pitadinha de pistilos de açafrão)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Dissolva metade do açafrão no caldo e mantenha-o quente.

Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola sem deixar dourar. Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Aos poucos, vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

Quando estiver faltando mais ou menos 1 xícara do caldo, adicione o restante do açafrão e misture. Coloque a última concha de caldo e, assim que o arroz estiver pronto (al dente, cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto).

Esta receita serve bem duas pessoas. Acompanhe de uma carne ou peixe assado/grelhado.

Luciana Carpinelli

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

Sair da versão mobile