Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Bacalhau com batatinhas no papillote

Bacalhau com batatinhas no papillote

Esta receita é um ótimo coringa por ser super prática e ficar bonita no prato. Em pouco mais de 20 minutos, o peixe fica desmanchando como na foto e extremamente perfumado e saboroso.

E, se você é preguiçoso como eu, e quer evitar ao máximo a quantidade de louça após o almoço da Sexta-feira Santa ou no domingão com a família, a dica é abusar do papilotte — ele evita que o azeite do preparo não suje a assadeira. 😉 Se eu fosse você não pensaria em outra receita!

Bacalhau com batatinhas no papillote

1 posta de bacalhau (+/- 200g.)
4 a 5 batatinhas
+/- 1/4 xícara de azeite
1/4 de cebola fatiada
2 dentes de alho
1/2 pimenta dedo de moça picadinha
1/2 colher de sopa de ervas frescas picadas
1 ramo de alecrim ou de tomilho fresco
1 pitada de sementes de erva doce (opcional)
Azeitonas
Sal e pimenta do reino a vontade

Se o bacalhau estiver salgado, lave-o bem em água corrente e coloque de molho em água limpa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte troque a água mais umas 3 a 4 vezes a cada 2 horas para dessalgar, mantendo sempre na geladeira.

Após isso, escorra bem, retire os espinhos mais externos com cuidado para não desmanchar a posta e reserve.

Descasque e cozinhe as batatinhas em água com sal por 10 minutos. Retire-as da água e reserve também.

Corte um pedaço de mais ou menos 30cm.x40cm. de papel alumínio e coloque sobre uma assadeira. Regue-a com azeite e distribua as sementes de erva doce. Coloque o bacalhau e, em volta, as batatinhas pré-cozidas, as azeitonas, as ervas e os dentes de alho com casca.

Regue com mais um pouco de azeite e arrume a cebola, a pimenta dedo de moça, tempere com sal (cuidado para não exagerar!) e pimenta do reino e regue novamente com o restante do azeite. Dobre o papel alumínio nas laterais e feche na superfície, deixando um espaço livre em cima para que o vapor circule.

Leve o papillote ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos para que o bacalhau fique macio. Com cuidado, abra o pacote (vai sair vapor muito quente) e sirva em seguida, regando com o azeite.

Se quiser, complemente o prato com arroz. Esta receita rende uma porção; para mais pessoas, basta multiplicar as quantidades.

Dica: fique atento pois podem ter sobrado espinhos no bacalhau.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram