Você está aqui:  / Saladas e molhos / Cobb Salad (salada de folhas com tomate, ovo, frango, abacate, bacon e croutons)

Cobb Salad (salada de folhas com tomate, ovo, frango, abacate, bacon e croutons)

Apesar da culinária norte-americana ser conhecida basicamente pelo fast food e ter a fama de ser sempre hipercalórica, existem algumas receitas tradicionais mais leves. É o caso da Cobb Salad, um prato super completo criado em Los Angeles no restaurante de Bob Cobb com os ingredientes disponíveis num fim de noite.

A primeira vez que a vi foi no filme Julie & Julia e já a achei interessante mas acabei esquecendo dela. Só me lembrei novamente ao assistir ao chef canadense (e muso) Chuck Hughe preparando. Com o tempo bonito do fim de semana, este foi meu almoço no sábado — com pequenas alterações na receita original para usar o que tinha em casa.

Cobb Salad (salada de folhas com tomate, ovo, frango, abacate, bacon e croutons)

Para o molho da Cobb Salad:
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 colher de sobremesa de maionese
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem da Cobb Salad:
1 filé de frango
2 ovos
2 colheres de sopa de bacon em cubinhos
2 fatias de pão de forma em cubinhos (usei integral de grãos)
1 pitada de ervas finas desidratadas
1/2 abacate grande em cubos
+/- 100g. de queijo gorgonzola em cubos (usei minas padrão)
1 tomate cortado em cubos (usei tomatinhos cereja)
Folhas verdes (alface americana, alface romana, agrião)
Sal e pimenta do reino a vontade

Comece temperando o filé de frango com sal, pimenta do reino, um fiozinho de azeite e, se quiser, limão espremido, ervas finas desidratadas etc. Reserve.

Em seguida, ferva água e coloque o ovo para cozinhar por 9 a 10 minutos depois da ebulição. Retire-o da água e passe em água corrente para esfriar. Descasque-o, já frio, e corte-o em cubinhos.

O molho eu preparei no meu mini processador de alimentos para que a cebola ficasse picada bem fininha, mas também dá para bater com um fouet ou garfo mesmo. É só misturar bem todos os ingredientes até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta e leve à geladeira.

Para evitar aquela pilha de louça para lavar, preparei tudo na mesma frigideira. Comecei dourando o bacon na própria gordura até ficar crocante. Retire-o deixando o óleo na frigideira e escorra os cubinhos em papel absorvente.

Na gordura do bacon, coloquei os pedacinhos de pão com uma pitada de ervas finas, sal e pimenta do reino e fui mexendo até ficarem dourados e crocantes. Estão prontos nossos croutons.

Retirei todos os resíduos de pão da frigideira e retornei-a ao fogo baixo. Aqueci um fiozinho de azeite e coloquei o filé de frango já temperado até dourar os dois lados. Retirei do fogo, deixei descansar até esfriar e depois cortei-o em cubos.

Para finalizar, montei a base da salada com as folhas rasgadas e arrumei os outros ingredientes em faixas sobre as folhas. Como eu preferi usar menos bacon para não ficar muito calórica, distribui os pedacinhos por cima de toda a salada. Salpiquei um pouquinho de sal e pimenta do reino e servi com o molho a parte.

Esta quantidade serve bem duas pessoas como prato principal.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram