Você está aqui:  / Como fazer / Tortas e quiches / Como fazer massa básica para torta salgada

Como fazer massa básica para torta salgada

Sou super fã de tortas principalmente porque qualquer coisa que esteja na geladeira ou na despensa pode virar o recheio — o que significa uma torta diferente da outra, sempre.

Outro dia, arrumei o armário do meu quarto na casa dos meus pais e encontrei os cadernos de receitas que a vó Nair fez pra mim quando fui morar sozinha. No de salgados, tinha um recorte de revista com esta receita que eu nunca tinha feito e resolvi testar. Achei tão fácil que já virou uma das preferidas!

Como fazer massa básica para torta salgada

1 1/2 xícara de farinha de trigo (pode ser integral ou metade de cada)
1 colher de chá de sal
80g. de manteiga (+/- 6 e 1/2 colheres de sopa)
1 ovo
3 colheres de sopa de água gelada

Peneire a farinha com o sal e adicione a manteiga em cubos (geralmente no pacote vem marcada a quantidade equivalente em gramas). Vá amassando com um garfo até obter uma farofa. Acrescente o ovo, continue amassando para integrá-lo bem à farofa.

Aos poucos, vá colocando a água para obter uma massa firme que forme uma bola (pode não ser necessário usar toda a água) e não amasse muito com as mãos para não derreter a manteiga. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por meia hora.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo ou garrafa e forre o fundo de uma assadeira com fundo removível ou refratário de mais ou menos 20 cm. de diâmetro (não precisa untar).

Cubra a massa com papel manteiga ou alumínio e distribua alguns grãos de feijão (eu usei de arroz) por cima para evitar que a base cresça. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 10 a 15 minutos.

Em seguida é só rechear com seus ingredientes preferidos e retornar ao forno para terminar o cozimento. Nesta torta da foto eu usei frango desfiado, milho, creme de ricota e lascas de queijo minas padrão por cima.

Se preferir, pode congelar esta massa assada por até 1 mês e, quando quiser usar, descongele na geladeira antes de rechear e retornar ao forno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

9 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram