Você está aqui:  / Peixes e frutos do mar / Temaki no copo

Temaki no copo

TemakiNoCopo_CozinhandoPara2ou1

Você A-M-A sushi mas não sabe enrolar a alga sem espalhar arroz pela cozinha toda? Seus problemas acabaram!

Sou fã incontestável da culinária oriental, mas sempre tive receio de preparar sushi ou temaki em casa por não saber lidar direito com a alga e aquele monte de arroz querendo pular para fora dela. Mas no ano passado participei do evento Casa TPM e é claro que prestei atenção nas comidinhas.

Logo de cara, me apaixonei pelo Temaki no copo que a chef Dani Padalino (da Banqueteria Nacional) serviu e, desde então, esta ideia ficou arquivada. Aí a vontade de comida japonesa bateu, achei um filé de salmão no congelador e a lâmpada acendeu!

Preciso dizer que é super fácil de fazer e que fica uma delícia? Não perde tempo, qualquer um consegue fazer. 😉

Temaki no copo

1 receita de arroz japonês temperado para sushi (gohan com molho shari)
+/- 300g. de filé de salmão sem pele (pode ser em retalhos)
3 colheres de sopa de cream cheese ou maionese (opcional)
Folhas de alga (nori)
Cebolinha cortada
Molho shoyo a vontade para acompanhar

Corte o salmão em cubos não muito pequenos. Envolva-os com o cream cheese e mais ou menos 3 colheres de sopa de molho shoyo e distribua um punhadinho de cebolinha por cima.

A montagem do temaki no copo é super fácil, principalmente porque as folhas de alga são cortadas em quadradinhos de mais ou menos 0,5cm² (eu usei uma tesoura para cortá-las) e misturadas ao recheio. Entretanto, para que elas continuem crocantes, os temakis devem ser montados bem na hora de servir.

TemakiNoCopo_CozinhandoPara2ou1

Em um prato ou tigela, comece misturando arroz com um pouco do salmão com cream cheese e cebolinha. Em seguida, acrescente quadradinhos de nori e coloque no copo. Arrume mais um pouco de salmão por cima e salpique com cebolinha.

Eu usei este copo pois é mais próximo ao formato do temaki, mas você pode usar o copo que tiver em casa. Se preferir, use outros ingredientes como atum, peixe branco, pele crocante de salmão, camarão, kani kama, shimeji e/ou shitake, tirinhas de pepino, tirinhas de frutas etc.

As quantidades vão depender do tamanho dos copos e da sua fome, mas esta receita rende entre 4 e 5 temakis médios. Sirva em seguida com shoyo a parte e um hashi ou colherinha para ajudar a comer. 

E, para entrar no clima e complementar a refeição temática, acompanhe com Sunomono (saladinha oriental agridoce de pepino e kani kama)Shimeji na manteiga, filés de peixe grelhado com Molho tarê (molho oriental agridoce a base de shoyo), Yakimeshi (arroz com ovo, presunto, cenoura e camarão) ou um Yakisoba de shimeji e kani kama com misso.

TemakiNoCopinho_Cozinhandopara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

12 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram