Você está aqui:  / Acompanhamentos / Reaproveitamentos / Virado à Paulista para o aniversário de São Paulo

Virado à Paulista para o aniversário de São Paulo

viradoapaulista_cozinhandopara2ou1.jpg

Falei tanto do aniversário de São Paulo que deu vontade de homenageá-la aqui também. Já disse que adoro experimentar novos sabores, mas acho um belo prato de comida caseira supera a de qualquer restaurante chique. E, para mim, um tradicional prato paulistano é o Virado que, servido quase sempre às segundas-feiras, mantem os grãozinhos de feijão com caldo bem temperado engrossado com farinha de milho.

Para acompanhar meu PF, ovo frito, banana à milanesa e uma deliciosa linguiça defumada. Feliz aniversário, minha querida! <3

Virado à Paulista para o aniversário de São Paulo

Ingredientes para o Virado à Paulista:
2 colheres de sopa de bacon picado
2 linguiças defumadas em rodelas
1/2 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho bem picadinho ou amassado
1 xícara de feijão cozido escorrido
+/- 1 xícara do caldo de cozimento do feijão
+/- 1/4 xícara de farinha de milho (ou de mandioca)
1 pitada de colorau (colorífico)
Molho de pimenta ou pimenta dedo de moça picadinha (opcional)
2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem do prato:
2 porções de arroz
bananas à milanesa no forno
ovos fritos
2 bistecas grelhadas
Couve refogada
Torresmo

Em uma panela alta, coloque o bacon e a linguiça para soltarem a gordura em fogo baixo. Nesta gordura, doure a cebola e o alho. Retire as rodelas de linguiça quando estiverem cozidas e reserve-as para a montagem do prato.

Na panela, acrescente o feijão com a metade do caldo e os temperos a gosto e espere ferver. Mexendo sempre, vá acrescentando a farinha aos poucos, até obter uma pasta uniforme. Vá equilibrando a quantidade de caldo e de farinha para chegar ao ponto desejado (cuidado pois à medida em que vai esfriando, ele vai ficando mais firme). Eu gosto de deixar mais grãos de feijão, por isso, enquanto mexo, amasso apenas alguns para ajudar a engrossar o caldo — se preferir, bata metade do feijão no liquidificador com metade do caldo. Prove e corrija o sal, se necessário.

Montei meu prato com um ovo frito de gema dupla, banana à milanesa no forno empanada com farinha de rosca japonesa (panko) e a linguiça frita (não tinha bisteca em casa). Faltou também a couve refogada, que esqueci de comprar; o arroz, que fiquei com preguiça de fazer; e o torresmo, que eu dispenso. 🙂

Esta quantidade rende dois pratos bem servidos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram