Você está aqui:  / Eventos, cursos e afins / Comida e cultura para festejar os 460 anos de São Paulo

Comida e cultura para festejar os 460 anos de São Paulo

FeirinhaSP460_OC

A Oficina Cultural Oswald de Andrade preparou uma festa de aniversário diferente para os 460 anos da cidade de São Paulo. A “Antropofagia Paulistana”, que está marcada para amanhã (24 de janeiro, a partir do meio dia com entrada gratuita), reunirá espetáculos, música e projeção de fotos e vídeo, além de uma edição especial da Feirinha Gastronômica (que geralmente acontece aos domingos na praça Benedito Calixto).

Inspirados no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, os chefs participantes apresentarão pratos com ingredientes nativos do Brasil transformados pelas influências estrangeiras: a ideia é mostrar como se deglute o mundo em São Paulo. Serão montadas 10 barracas de comida, cada uma com uma citação da obra modernista que serve como tema.

“Queremos a Revolução Caraíba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem.”
Vera Lúcia (Buffet Nordestino), com sua Macaxeira Rösti, recheada com quatro opções de sabores: a Nordestina de carne seca e queijo muçarela, a Portuguesa com bacalhau em lascas e cebola, a Caipira com ragu de linguiça e milho verde, e a Francesinha de abobrinha com queijo roquefort.

“Índio vestido de governador do Império.”
Carlos Tellez (Projeto Locombia), com sua churrasqueira na melhor versão moquém prepara a costelinha suína e a bovina ao molho Barbecue abrasileirado e acompanhado de milho ou batata ou banana da terra assados na brasa.

“Contra as religiões de Meridiano.”
Nilcéia (Acarajé da Barra) apresenta duas versões do prato que mais representa a antropofagia gastronômica brasileira, o ícone da comida de santo e do sincretismo religioso, o tradicional acarajé em duas versões: a original e a modernista.

“Contra todos os importadores de consciência enlatada.”
Milton Saia (Açaí Tentação) apresenta o açaí com banana e chantilly, suco de limão com manjericão, mate com rapadura e baunilha, e sorvetes de iogurte grego com maracujá ou nutella, entre outros.

“Perguntei a um homem o que era o Direito. Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Esse homem chamava-se Galli Matias. Comi-o.”
Ricardo Hatanaka (O Pico) trará seus espetinhos de picanha com molho de wasabi, costelinha suína com missô, frango com curry e amendoim, alcatra com molho de yakinico, linguiça de frango com shimeji e queijo coalho com mel.

“Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.”
Rafael Stavale e Camila Crichigno (Cozinhando a Dois) irão preparar seu hambúrguer de fraldinha com maionese de cebola rúcula e o sanduba de ossobuco com chips de batata doce e mostarda de wasabi.

“Tupi, or not tupi that is the question.”
Antonio e Denise (Terroir Brasil) servirão um sanduíche de pernil ao chutney de abacaxi, queijo brie e geléia de cebola roxa, e os tradicionais salgadinhos como o bolinho caipira com carne moída, coxinha de galinha e kibe.

“Fizemos Cristo nascer na Bahia. Ou em Belém do Pará.”
Marcos Pompeu (projeto Papa Xibé) irá oferecer a cozinha amazônica com arroz de tacacá, filhote grelhado ao leite de castanha do Pará, arroz de jambu, saladinha de couscous marroquino e refogado de caranguejo, e a unha de caranguejo.

“Só não há determinismo onde há mistério. Mas que temos nós com isso?”
Denise Aruquia (Rir Brigadeiria) levará brigadeiros que vão dos sabores tradicionais aos mais inusitados como o de açaí, de caipirinha, de tequila, de jabuticaba, de cupuaçu e de cerveja.

“Acreditar nos sinais, acreditar nos instrumentos e nas estrelas.”
Lia Abbud (Reino das Queijadinhas) irá preparar uma das estrelas da doçaria brasileira de cor amarelo sol em textura cremosa, para comer de colher e se lambuzar.

Além da Feirinha Gastronômica (das 12h às 21h), a programação prevê também:

  • Chegança Do Almirante Negro Na Pequena África (das 13h e 18h)
  • Projeção De Fotos: Oswald Passeia (15h)
  • Espetáculo Infantil “Operilda Na Orquestra Amazônica” (16h)
  • São Paulo, A Symphonia Da Metrópole: Filme Mudo & Música Ao Vivo (20h)

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Telefone:(11) 3222-2662/ 3221-4704
* Os espetáculos e o filme têm ingressos gratuitos limitados que devem ser retirados no local com meia hora de antecedência.

Fotos: reprodução de http://www.facebook.com/FeirinhaGastronomica

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram