Você está aqui:  / Aves / Peixes e frutos do mar / Saladas e molhos / Molho tarê (molho oriental agridoce a base de shoyo)

Molho tarê (molho oriental agridoce a base de shoyo)

salmaocommolhotare_cozinhandopara2ou1

Amo comida japonesa, mas aprendi a comer hot roll e salmão skin por causa do molho tarê; na minha opinião, um dos sabores mais interessantes da culinária oriental. Outro dia uma senhora conversadeira sentou ao meu lado num restaurante e acabou me ensinando esta receita que aprendeu com uma vizinha japonesa “há séculos”, segundo ela.

A abstinência bateu, resolvi testar e realmente me impressionei com o resultado: um dos melhores tarês que já provei! Era óbvio que não poderia deixar de compartilhar aqui. 🙂

Molho tarê (molho oriental agridoce a base de shoyo)

1/2 xícara de molho shoyo
1/2 xícara de saquê mirin (saquê culinário licoroso)
1/4 xícara de açúcar mascavo
4 rodelas de gengibre
1 colher de chá de hondashi (tempero à base de peixe ou então caldo de peixe)

Em uma panela pequena, misture bem o shoyo (eu usei o molho Satis suave, que é um pouco menos salgado), o saquê e o açúcar mascavo até que ele se dissolva completamente. Acrescente o gengibre (ele dá um toque especial ao tarê, mas se não gostar, não use) e o hondashi (ele realmente completa o sabor, mas se não tiver também não é o fim do mundo) e leve ao fogo baixo, mexendo sempre.

ingredientesmolhotare.jpg

Quando ferver, arraste a panela de modo que apenas metade da chama do fogão aqueça o fundo da panela (assim você evita que o molho borbulhe demais e transborde). Continue mexendo para não grudar no fundo da panela até engrossar um pouco. Cuidado pois o molho fica mais firme quando esfria, mas se achar grosso demais, acrescente um pouco de água e retorne ao fogo.

comofazermolhotare.png

Retire o gengibre e descarte (ou saboreie, como eu fiz 😉 ). Você pode servir em seguida ou colocar em um pote bem fechado e manter na geladeira — para usar, retire a quantidade que vai ser usada da geladeira e deixe em temperatura ambiente.

Este molho fica excelente com hot roll (sushi empanado), peixes, especialmente com salmão, aves e carnes encorpadas, com saladas e com vegetais grelhados. Aliás, eu gosto TANTO que acho que combina com qualquer coisa. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

10 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram