Você está aqui:  / Doces, bolos e sobremesas / Blondie de festa (brownie branco com castanhas e frutas vermelhas secas)

Blondie de festa (brownie branco com castanhas e frutas vermelhas secas)

Já faz tempo que quero fazer a versão branca do brownie. Adiei diversas vezes durante o ano mas agora tomei coragem e tive como desculpa o Especial de Festas de Fim de Ano: os pedaços de blondie viram uma decoração bonita e gostosa para a sua mesa.

E não há nada melhor que servir pratos diferentes para os convidados, né? Eu adoro e garanto que pelo menos elogios você vai ganhar. 😉

Blondie de festa (brownie branco com castanhas e frutas vermelhas secas)

120g. de chocolate branco
50g. de manteiga
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de castanhas, amêndoas, pistaches, nozes picadas
1/4 xícara de  frutas vermelhas secas (morangos, amoras, framboesas, cranberries, goji berries etc.)

Em banho maria (panela com água fervente com uma tigela apoiada sem encostar o fundo na água), derreta o chocolate quebrado em pedaços não muito grandes com a manteiga até ficar homogêneo (com margarina não dá certo). Deixe esfriar um pouco.

Enquanto isso, bata os ovos com a baunilha e o açúcar na batedeira até ficar um creme branco. Peneire a farinha aos poucos sobre o creme de ovos e vá integrando-a. Adicione o chocolate derretido para formar uma massa lisa.

Despeje 2/3 da massa em uma assadeira pequena forrada com papel manteiga untado (passe uma fina camada de manteiga/margarina na assadeira, cubra com um pedaço de papel que fique maior que a assadeira e unte novamente com manteiga/margarina, sobre o papel — sem ele, o blondie não desenforma sem quebrar).

Misture as castanhas com as frutas secas e distribua por cima, cubra com o restante da massa e leve ao forno pré-aquecido em 160-180ºC por mais ou menos 20 minutos. O blondie fica baixo (não cresce muito), as bordas devem ficar mais secas e o centro ainda não tão firme.

Retire do forno, com a ajuda do papel, desenforme o blondie e deixe-o esfriar, ainda com o papel, sobre uma grade (pode ser a parte reta do escorredor de louças ou uma das grades do forno ainda fria sobre apoios para que o ar circule por baixo também).

Um amigo me deu um kit de Natal e vieram esses dois pacotinhos com mix de castanhas e frutas vermelhas (que não sei nem dizer qual é a marca, por isso tirei a foto). Tive a ideia de usá-los no blondie, mas quando abri, vi que eram cubos caramelizados.

Como já tinha separado todos os ingredientes para prepará-lo, fui quebrando os crispies, diminui um pouco a quantidade de açúcar (lá em cima está a quantidade completa, eu usei menos de 1/2 xícara) e acrescentei 2 colheres de sopa de goji berries secas para complementar. No fim deu certo e ficou uma delícia!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

8 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram