Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Saladas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Salada colorida de lentilhas da sorte

Salada colorida de lentilhas da sorte

As famosas lentilhas da sorte e/ou da fortuna não podem faltar na ceia de Rèveillon para que o Ano Novo seja próspero. Como eu gosto de muita fartura (hoho), pratos com lentilha aparecem na minha mesa quase todos os meses mas, para nosso Especial de Receitas para as Festas de Fim de Ano, sugiro uma salada fresquinha, colorida, super nutritiva e gostosa.

Salada colorida de lentilhas da sorte

1 dente de alho bem picadinho
1 folha de louro
1 1/2 xícara de água
1/4 xícara de lentilhas
+/- 1/2 xícara de legumes picadinhos (batata, cenoura, ervilhas etc.)
1 colher de sopa de vinagre balsâmico ou de vinagre de vinho
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça um fio de azeite em uma panela pequena e refogue o alho com a folha de louro quebrada. Quando começar a dourar, acrescente a água e as lentilhas. Depois que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 20 minutos (ou até que estejam cozidas).

Enquanto isso, cozinhe os legumes em água ou no vapor até que fiquem macios mas ainda firmes.

Retire as lentilhas cozidas da panela, escorra o caldo e junte os legumes. Tempere com o vinagre, azeite, sal e pimenta do reino.

Leve à geladeira e tire um pouco antes de servir para que não esteja tão gelada. Esta quantidade serve bem 2 pessoas com complemento de algumas folhas e/ou carne ou então até 4 pessoas dependendo dos acompanhamentos disponíveis na mesa (entrada, carnes, arroz, farofa etc.).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram