Você está aqui:  / Acompanhamentos / Arroz e Risotos / Segunda Sem Carne / Risoto de amêndoas tostadas e uvas passas ao espumante

Risoto de amêndoas tostadas e uvas passas ao espumante

Nas mesas das Festas de Fim de Ano, não pode faltar um arroz especial. Mas, para fugir das receitas de sempre, resolvi arriscar para nosso Especial um risoto com cara de ceia. O resultado foi uma combinação interessante mas suave, sofisticada mas super fácil de fazer. Adorei a ideia até mesmo para outras ocasiões que não sejam Natal ou Ano Novo. Já entrou para a minha listinha de preferidos!

Risoto de amêndoas tostadas e uvas passas ao espumante

+/- 100g. de uvas passas preferencialmente brancas (+/- 1 xícara)
1/2 xícara de espumante de sua preferência (ou vinho branco ou metade da medida de vinagre branco)
1/4 xícara de amêndoas
+/- 2 1/2 xícaras de caldo de legumes (ou de água com caldo pronto em tablete)
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha
3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
50g. de parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga gelada
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque as uvas passas de molho no espumante por pelo menos 20 minutos. Reserve.

Se as amêndoas tiverem casca, é só fervê-las em água por mais ou menos 1 minuto e depois apertar uma das pontas para que a casca se solte. Reserve-as.

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e quando estiver bem quente toste as amêndoas, sem qualquer outro ingrediente e apenas mexendo para que não queimem. Quando começarem a dourar, retire-as e reserve-as.

Na mesma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola sem deixar dourar e acrescente o arroz (não precisa lavar). Misture para distribuir bem o sabor. Escorra as uvas passas (reserve-as) e regue o arroz refogado com o espumante. Mexa e espere que ele quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar até quase secar. Vá acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Quando sobrar mais ou menos 1 xícara do caldo, acrescente as uvas passas e as amêndoas tostadas. Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo.

Quando o arroz estiver pronto, retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia. Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente com metade do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto cremoso).

Sirva rapidamente com o restante do parmesão por cima. Infelizmente o risoto deve ser preparado pouco antes de ser servido, pois ele vai secando e fica meio estranho como o da foto (devo ter acertado só depois do 15º clique). Mas pode ser divertido contar com a ajuda do(s) convidado(s) durante o preparo.

Esta quantidade serve bem 2 pessoas (sem acompanhamentos) ou até 4 pessoas dependendo dos complementos da mesa (entrada, salada, carnes etc).

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

  • Melina

    /

    Fiz para meu namorado e adoramos, srvi com bife a milanesa. Vou ver outras receitas aqui para testar tbm. Obrigada!!!

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Melina. Fico feliz por terem gostado!
    Volte sempre, sim 🙂
    Beijo

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram