Você está aqui:  / Massas e molhos / Reaproveitamentos / Saladas e molhos / Salada de macarrão com peru

Salada de macarrão com peru

 

Esta é uma forma fresquinha de servir o tradicional peru nas ceias de fim de ano. Em vez do salpicão de todos os anos, que tal uma saladinha de massa com enfeites em verde e vermelho para iniciar a comilança natalina?

Fica muito boa, é super fácil de fazer e dá para deixar pronta na geladeira desde a véspera — ela vai ficando ainda mais saborosa após as horas.

E também é uma ótima opção para aproveitar as sobras da ceia no dia seguinte.

Salada de macarrão com peru

2 porções de massa
2 filés de peru (ou de frango — podem ser sobras do peru/chester da ceia)
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de páprica doce
1 tomate grande sem pele e sem sementes
+/- 1/2 xícara de ervilhas frescas ou congeladas
+/- 1/2 xícara de floretes de brócolis
1 cebola pequena bem picadinha
1 colher de sopa de ervas finas desidratadas
4 colheres de sopa de maionese (preferencialmente caseira)
Sal e pimenta do reino a vontade

Em uma panela pequena, coloque mais ou menos 1 xícara de água para ferver e acrescente o alho, a páprica e uma pitada de sal. Enquanto levanta fervura, corte em cubos não muito pequenos os filés de peru (você encontra pacotes de filés congelados e embalados individualmente no supermercado) e mergulhe-os na água para cozinhar por mais ou menos 15 minutos.

Enquanto isso, corte o tomate em cubinhos e o brócolis em pedaços menores.

Retire o peru da água (reserve-a quente) e vá desfiando-o com um garfo ou com as mãos. Mergulhe as ervilhas e o brócolis no caldo ainda quente e deixe por uns 3 a 5 minutos só para não ficarem crus. Coloque a massa para cozinhar.

Em uma tigela, misture o peru desfiado, o tomate, a cebola, as ervas e a maionese. Depois escorra o brócolis e as ervilhas e acrescente à mistura. Tempere com sal e pimenta do reino, mexa bem e, por fim, adicione a massa cozida, envolvendo-a com cuidado. Mantenha na geladeira mas tire alguns minutos antes de servir para não ficar muito gelada.

Esta quantidade serve bem 2 pessoas como prato único ou até 4 pessoas, dependendo dos outros complementos servidos na mesa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram