Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegetais / Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo)
Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo) Reviewed by Luciana Carpinelli on 2 de dezembro de 2013 .

Confesso que não sou muito fã da berinjela, mas desse jeito não dá muito para…

Confesso que não sou muito fã da berinjela, mas desse jeito não dá muito para…

Rating: 0

Ratatouille de potinho com Rap10 (passo a passo)

img_20131128_141552.jpg

Confesso que não sou muito fã da berinjela, mas desse jeito não dá muito para sentir o gosto e fazer careta. Sem contar que um molhinho de tomate caseiro e queijo deixam tudo ainda mais gostoso. Aprendi esta receita com a Carla Colombo no workshop Rap10 do II Encontro Gourmet e adorei logo de cara.  Fiz umas pequenas adaptações (ah, a preguiça!) e super recomendo como uma entradinha ou um acompanhamento interessante.

1 abobrinha pequena
1 berinjela pequena
4 discos de Rap10
6 fatias finas de muçarela
3/4 xícara de molho de tomate
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Comece cortando a abobrinha e a berinjela em fatias no sentido do comprimento (na receita original, as fatias de mais ou menos 3mm eram pré-cozidas no vapor,  mas eu preferi eliminar essa etapa e usei um descascador de legumes e fazer fatias bem fininhas e assá-las direto no forno). Corte os discos de Rap10 em 3 fatias e a muçarela ao meio também no sentido do comprimento.

A Carla usou ramequins pequenos mas pensei em usar um maior (menos louça, vocês me entendem). Fiz um separado para ver se tinha alguma diferença e as duas formas ficaram ótimas. Comece cobrindo o fundo dos potinhos com molho de tomate.

Tempere os legumes com azeite, sal e pimenta do reino (como meu molho já estava bem temperadinho, não usei mais nada, mas se quiser acrescente ervas, alho, cebola etc.) e comece montando as camadas nesta ordem: uma tira de Rap10, uma fatia de abobrinha, uma fatia de queijo, outra tira de Rap10, uma fatia de berinjela e uma fatia de queijo. Com cuidado, enrole tudo junto formando um rocambole e coloque-o no ramequim (se quiser, faça rolinhos maiores com mais uma camada de cada). No pote maior, é só ir colocando com as pontas encostadas na lateral que eles não desenrolam. No menor, usei um palitinho de dente para segurar as camadas e retirei na hora de servir.

Distribua o restante do molho sobre os rolinhos e leve ao forno pré-aquecido em 250ºC por cerca de 20 minutos para o queijo derreter e dar uma leve dourada.

Como, para mim, molho vermelho pede queijo ralado, tirei os ramequins do forno e salpiquei um pouquinho de parmesão por cima.

Esta quantidade serve bem duas pessoas, como acompanhamento, e até 6 pessoas como entradinha.

Luciana Carpinelli

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

7 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos



@CozinhandoPara2ou1 no Instagram

Sair da versão mobile