Você está aqui:  / Pães e biscoitos / Pãozinho de leite

Pãozinho de leite

img_20130917_165155.jpg

Fazer pão é uma das descobertas mais prazerosas que o Cozinhando para 2 ou 1 me proporcionou. Já tinha testado uma receita da minha bisavó havia muito tempo, mas não sei porque a panificação me assustava um pouco.

Entretanto, depois que experimentei os pães de liquidificador, resolvi tentar algumas massas sovadas e me apaixonei. Esses pãezinhos ficam uma delícia, ainda mais quentinhos, com a manteiga derretendo.

Pãozinho de leite

3/4 xícara de leite
1 colher de sobremesa rasa de fermento biológico seco
1 1/2 colher de sopa de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 gema para pincelar

Misture o leite morno (eu costumo levá-lo gelado ao microondas por 30 segundos) com o fermento e o açúcar e deixe descansar em lugar fechado (eu deixo dentro do micro desligado) por mais ou menos 15 minutos.

Enquanto isso, peneire a farinha (eu usei metade integral, retornando os resíduos depois de peneirar) com o sal. Depois da pausa, acrescente o leite com fermento e a margarina e vá misturando com a mão até que a massa fique homogênea. Sove a massa (amasse-a vividamente) por mais ou menos 10 minutos, forme uma bola e, com uma faca de serra, faça dois cortes formando uma cruz na superfície. Deixe-a crescer (dentro do micro-ondas desligado, novamente) por mais ou menos 40 minutos ou até dobrar de tamanho.

Depois que a massa crescer, divida-a em 4 a 8 pedaços iguais e modele os pãezinhos. Deixe crescer novamente por mais uns 20 minutos. Pincele a gema sobre os pãezinhos e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem dourados.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram