Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegetais / Nhoque de mandioquinha recheado com gorgonzola na manteiga de ervas

Nhoque de mandioquinha recheado com gorgonzola na manteiga de ervas

nhoquedemandioquinhacomgorgonzola1.jpg

Sou fã incontestável de massas, de qualquer forma e com qualquer molho. Mas também adoro preparar pratos diferentes e me surpreender com os resultados.

Comprei mandioquinhas e decidi fazer nhoque com elas; aproveitei o gorgonzola que tinha na geladeira e deixei o prato ainda mais interessante. Para finalizar, um molho simples mas também saboroso deixaram o almoço especial.

Nhoque de mandioquinha recheado com gorgonzola na manteiga de ervas

300g. de mandioquinha (batata salsa, batata baroa)
1/3 xícara de farinha de aveia ou de trigo
+/- 150g. de gorgonzola
1 1/2 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas
Sal e pimenta do reino a vontade

Cozinhe a mandioquinha em água com um pouquinho de sal até ficar bem macia. Escorra-a e amasse-a, acrescentando aos poucos a farinha temperada com um pouquinho de sal até obter uma massa homogênea.

img_20130930_124620.jpg

Enfarinhe uma superfície limpa, forme um rolo com a massa e corte-o em 16 a 20 pedaços iguais. Corte o gorgonzola em três pedaços e depois dois deles em 16 a 20 cubos. Reserve um dos pedaços.

Abra cada pedaço da massa de mandioquinha, coloque um cubinho de gorgonzola no meio e feche a massa formando uma bolinha. Coloque sobre uma superfície enfarinhada para não grudar.

img_20130930_125307.jpg

Ferva água em uma panela grande com um pouquinho de sal e coloque as bolinhas de nhoque. Quando elas subirem para a superfície, marque mais 2 minutos e depois retire-os com uma escumadeira ou peneira.

Enquanto o nhoque termina de cozinhar, derreta a manteiga em uma frigideira em fogo bem baixinho e acrescente as ervas. Depois de escorrer os nhoques, coloque-os na frigideira, mexa bem e arrume-os no(s) prato(s). Por cima, despedace o gorgonzola reservado e sirva em seguida.

Esta quantidade, sem acompanhamentos, serve muito bem uma pessoa ou então duas pessoas com alguma carne e uma salada para acompanhar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

15 Comentários

  • yara.bonny@hotmail.com

    /

    começa fazer videos, vc é ótima. parabéns. beijocas

  • Luciana C.

    /

    Poxa, Yara. Muito obrigada, fico super feliz com o elogio.
    Infelizmente ainda não tenho equipamento para produzir vídeos, mas quem sabe mais pra frente não role?
    Obrigada e volte sempre 🙂

  • Silvana Ricceto

    /

    Luciana,parabéns pela iniciativa de compartilhar suas receitas,vou fazer com certeza,porém o queijo vou procurar um mais light rsrsrsr,(queijo branco) eu estou aos poucos mudando meus hábitos alimentares,aos poucos pretendo que todos da minha casa possam gostar e aderir.
    Silvana

  • Luciana C.

    /

    Silvana, eu também tento manter uma alimentação saudável, mas uma escapadinha de vez em quando não faz tão mal.
    O queijo branco neste nhoque pode deixá-lo um pouco sem gosto, sugiro que você tempere o queijo um pouquinho para que fique mais saboroso. 😉

  • Silvana Ricceto

    /

    É verdade pensei nisso tb sem rechear só com molho e por cima queijo parmesão que adoro, eu tb dou diversas escapadas rsrsrs adoro comer e como uma boa filha de mineira e descendente de italiano já da pra perceber meu sacrifício rsrsrs mais vou continuar insistido na reeducação, preciso perder um quilinhos rsrsrs.
    beijo

  • janisdreamer

    /

    Tentei fazer mas ficou uma cola, não desgrudava da vasillha nem da mão, não dava nem pra abrir e rechear muito menos enrolar. Não sei o que aconteceu mas foi um desastre tive que jogar s massa fora e fazer nhoque de batatas mesmo

  • Luciana C.

    /

    Poxa, Janis. Será que a mandioquinha estava muito úmida? Você tentou colocar um pouco mais de farinha?
    Eu já fiz muitas vezes, outras pessoas me contaram que tentaram também e deu certo!
    Espero que você tente de novo, vale muito a pena.
    beijo

  • Sabrina

    /

    Bom dia,
    Posso fazer as bolinhas para congelar e somente descongelar no dia que for servir? Quanto tempo elas duram no congelador?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Sabrina!
    Não é recomendado congelar tubérculos ou qualquer preparação que tenha mais do que uma média de 30% deles pois a textura fica bem estranha após descongelados. Para congelar o nhoque, prefira aquele que tem a massa preparada com farinha de trigo — esse sim fica ótimo depois de congelado.
    Geralmente os alimentos duram bem congelados por cerca de 3 meses.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Marcus Drumond

    /

    Fiquei com água na boca. Farei hoje à noite!

  • Marta

    /

    Ideal é assar esses nhoques; levar ao fogo na água apenas nhoques sem recheio !

  • Luciana Carpinelli

    /

    Marta, sempre cozinhei e nunca tive problemas. Na única vez que resolvi fazer tostadinho na frigideira quase todos estouraram.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram