Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Almôndegas de abóbora e ricota

Almôndegas de abóbora e ricota

Nos últimos dias tenho me dedicado a experimentar combinações diferentes para fazer almôndegas gostosas, nutritivas e mais leves do que as tradicionais de carne moída.

Um pequeno desafio pessoal que tem sido pauta das conversas diárias com minha mãe e o melhor resultado até agora é esse.

Combinadas com um molho de tomate caseiro e um espaguete integral, completam uma refeição light com certa graça.

Almôndegas de abóbora e ricota

1 xicara de abóbora cozida no vapor e amassada (+/- 50g.)
1 xícara de ricota despedaçada
2 colheres de sopa de ervas frescas picadinhas
1/2 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de cominho em pó
4 colheres de sopa de farinha de trigo (ou outra farinha de sua preferência)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Molho de tomate (de preferência caseiro) para servir

Cozinhe a abóbora em pedaços não muito grandes no vapor até ficar macia (mais ou menos 15 minutos) e depois amasse-a com um garfo sobre uma peneira para eliminar a maior parte da água.

Coloque o purê de abóbora em uma tigela e acrescente a ricota, as ervas, a cebola, o alho e o cominho, tempere com sal e pimenta do reino e misture bem. Vá adicionando a farinha aos poucos e integrando-a bem.

Unte uma assadeira com um fiozinho de azeite e espalhe bem. Molde as almôndegas do tamanho que preferir, coloque-as na assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que comecem a dourar.

Esta receita rende entre 10 e 12 almôndegas, dependendo do tamanho delas. Sirva-as com o molho de tomate acompanhando uma massa al dente ou arroz branco e uma salada com legumes.

As almôndegas podem ser congeladas antes de ir ao forno. Coloque-as na assadeira untada e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-as em um pote ou saco plástico e conserve-as congeladas por até 3 meses. Para usar não é necessário descongelar: leve direto do congelador ao forno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

13 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram