Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Doces, bolos e sobremesas / Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)

Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)

Eu tenho um problema sério com doces: devo ter algum gene de formiga, não é possível. Mas como não dá para ficar abusando das sobremesas, sempre tenho uma geleia sem açúcar na geladeira para enganar naqueles momentos críticos.

Esta geleia pode ser devorada assim, com torradinhas, ou então colocada sobre o iogurte desnatado e o problema está resolvido. Óbvio que você também pode utilizá-la como preferir. 😉

Geleia de frutas vermelhas (sem açúcar)

Para a calda:
1 maçã pequena (de preferência doce)
1 xícara de água

Para a geleia:
1 1/2 xícara de frutas vermelhas frescas, congeladas ou desidratadas em pedaços pequenos
1 1/2 xícara de água
1/2 limão espremido

Lave bem a maçã com a casca e as sementes e pique-a em pedaços. Coloque a água para ferver e deixe-a cozinhar em fogo baixo até ficar bem macia. Coe essa calda, e retorne-a ao fogo, agora alto. (O purê de maçã cozida você pode usar para fazer o Bolo de maçã especial.)

Esta calda de maçã vai ajudar a geleia a engrossar pois ela contém pectina, essencial para esta receita, já que não temos o açúcar para fazer isso.

Acrescente à calda coada as frutas vermelhas (eu usei morangos frescos maduros, amoras congeladas e goji berries desidratadas), a água e o limão e misture bem. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até alcançar o ponto de geleia (pode ser mais ralo ou mais grosso, dependendo da sua preferência — lembre-se de que ela fica mais espessa ao esfriar). Se ficar muito grossa, coloque um pouquinho de água e retorne ao fogo.

Coloque a geleia pronta em um vidro esterilizado (ferva o pote e a tampa por 5 minutos, retire sem tocar na parte interna e depois deixe secar de cabeça para baixo sobre pano de prato limpo). Tampe e conserve na geladeira por até 1 mês.

Esta receita rende 1 pote médio de geleia. Você pode comer com pães, com iogurte parfait e panquecas ou como calda de sorvete. Fica bom também com carnes grelhadas ou em molhos de salada. Se você esquentar e colocar sobre um pedaço de queijo brie vira uma entrada deliciosa.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

32 Comentários

  • Sheilla

    /

    Fiz essa receita, mas a geléia ficou azedinha. É assim mesmo? Ou será que errei em alguma coisa?

  • Luciana C.

    /

    Sheila, o resultado da geleia depende muito do sabor das frutas utilizadas. Se elas estiverem bem maduras, a geleia fica mais doce. Se não, fica mais azedinha mesmo. 😉

  • Juliana Rocha

    /

    Olá Luciana..assisti sua palestra no encontro online do instituto gourmet.parabens!!! A respeito da geleia, consigo fazer com outras frutas como laranja, abacaxi, goiaba?

  • Luciana C.

    /

    Juliana, obrigada pela visita!
    Eu acredito que dá, sim, para fazer esta geleia usando outras frutas mas, como nunca tentei, não sei te responder com 100% de certeza.
    Acho que vale a pena tentar. 🙂
    beijo

  • Gabriela

    /

    Ola, fiz a receita e a geleia fixou bem azeda, não gostei não, acho que foi o limão, tem certeza que é meio limão espremido?

  • Luciana C.

    /

    Gabriela, tenho certeza, sim, de que a quantidade de limão está certa (sempre testo todas as receitas antes de postar — e muitas delas mais de uma vez, como é o caso dessa geleia que faço sempre).
    Como respondi para a Sheila, o resultado da geleia depende muito do sabor das frutas utilizadas. Se você escolher frutas bem maduras, a geleia fica mais doce. Se não, fica mais azedinha mesmo.
    Em segundo lugar, é preciso ter em mente que, sem açúcar, a geleia não vai ficar tão doce quanto as adoçadas. Uma dica para deixá-la um pouco mais adocicada é usar frutas desidratadas, que geralmente tem sabor menos ácido. 😉

  • Karina Aphaia

    /

    Ola, adorei a receita, mas fiquei com duvida.
    Antes de iniciar o consumo, o pote pode ser mantido fora da geladeira?
    Obrigada

  • Luciana C.

    /

    Oi, Karina.
    Como não temos conservantes e nem conseguimos lacrar muito bem o pote retirando o ar de dentro dele, o ideal é manter sempre na geladeira, mesmo antes do consumo. 😉
    Abraço!

  • Rubia

    /

    Será que dá pra fazer com uvas?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Rubia, eu nunca fiz com uvas mas deve dar certo sim. Só sugiro que você retire as sementes ou utilize uvas sem sementes.
    Depois volta aqui para contar o que achou?
    Beijo 🙂

  • Lian

    /

    Parece muito apetitosa!

  • Igor

    /

    Gostaria de um esclarecimento: é para deixar um mês na geladeira antes de consumo?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Igor. Não, pelo contrário: você deve consumir a geleia em, no máximo, 1 mês.
    Abraço e volte sempre! 🙂

  • silvana

    /

    Minha Filha e eu amamos a receita, estou adaptando o meu paladar para receitas mais naturai e sem açúcares e adoçantes. usei para a receita apenas amoras frescas colhidas do pomar do meu avó, como estavam bem doces e queria que ela assim continuasse, não usei o limão, ficou simplesmente maravilhosa, comemos com iogurte natural.

  • Valéria

    /

    Olá!Fiz a receita, como tinha muita amora acabei fazendo bastante,porém não “engrossou”….Ficou aguada.Uma dúvida,quando retiro a maçã para devolver a calda ao fogo alto, devo deixar somente ela um pouco nesse fogo antes de colocar as frutas?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Silvania. Fico MUITO feliz que esteja ajudando nesse processo de diminuir o açúcar de sua alimentação. E que bom que vocês gostaram do resultado!
    Grande beijo e volte sempre 🙂

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Valéria.
    Depois de retirar a maçã, você adiciona as frutas e deixa em fogo alto até começar a ferver. Depois disso, você precisa deixar a geleia cozinhar para que ela engrosse, mexendo de vez em quando. Se você somente acrescentar as frutas à calda, você vai ter uma calda e não uma geleia, ok?
    Sugiro que você retorne a geleia ao fogo para cozinhar por mais alguns minutos, deixando-a engrossar.
    Beijo e volte sempre 🙂

  • Luciane

    /

    Bom dia . Tem alguma maçã mais indicada , digo o tipo ?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Luciane, pode usar qualquer uma que dá certo! 😉

  • Lominha B. Rosario

    /

    Boa noite. Você sabe me dizer se posso congelar a geleia?

  • Luciana Carpinelli

    /

    Lominha, eu nunca congelei mas já ouvi que pode congelar a geleia, sim. Coloque em um pote de vidro esterilizado, tampe e, quando esfriar, leve ao congelador. Mantenha congelado por, no máximo, três meses.
    Para descongelar, basta deixar na geladeira de um dia para o outro.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram