Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Almôndegas de grãos (receita vegana)

Almôndegas de grãos (receita vegana)

Almôndegas vegetarianas não precisam ser, necessariamente, de carne de soja. E podem, sim, ficar gostosas. Estas são feitas apenas com grãos integrais e possuem proteínas, vitaminas, minerais, aminoácidos, cálcio e pouquíssima gordura.

Além de muito saborosas, elas são uma ótima fonte de fibras, que aumentam a saciedade, tornando a digestão mais lenta, e ajudam na desintoxicação do organismo por regular o trânsito intestinal.

Ou seja, mesmo que você não tenha nenhuma restrição alimentar, vale muito a pena experimentar esta receita para variar o cardápio!

Almôndegas de grãos (receita vegana)

3/4 xícara de grãos de quinoa
2 xícaras de caldo de legumes (de preferência caseiro ou água com 1/2 cubo de caldo de legumes)
2 colheres de sopa de linhaça
6 colheres de sopa de água
4 colheres de sopa de flocos de amaranto
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de ervas frescas bem picadinhas
1 colher de sopa de farinha de trigo (integral)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Molho de tomate (de preferência caseiro) para servir

Coloque a quinoa para cozinhar no caldo de legumes em fogo baixo e com a panela semitampada até secar. Enquanto isso, mergulhe a linhaça na água e deixe descansar.

Espere a quinoa cozida esfriar e depois misture-a com o amaranto, a cebola, o alho, as ervas e tempere com sal e pimenta do reino a vontade. Adicione a farinha de trigo (se quiser substitua por outra de sua preferência), a linhaça hidratada e amasse até ficar uma massa homogênea.

Unte uma assadeira com um fiozinho de azeite e espalhe bem. Molde as almôndegas do tamanho que preferir (espalhe um pouquinho de azeite nas mãos para não grudar), coloque-as na assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que comecem a dourar. Se preferir, você pode fritar as almôndegas em óleo bem quente.

Esta receita rende entre 10 e 12 almôndegas, dependendo do tamanho delas. Sirva-as com o molho de tomate acompanhando uma massa ou arroz branco e uma salada com legumes.

As almôndegas podem ser congeladas antes de ir ao forno. Coloque-as na assadeira untada e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-as em um pote ou saco plástico e conserve-as congeladas por até 3 meses. Para usar não é necessário descongelar: leve direto do congelador ao forno ou frite em óleo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

8 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram