Você está aqui:  / Congelados / Massas e molhos / Peixes e frutos do mar / Sem lactose / Almôndegas de atum (calorias reduzidas)

Almôndegas de atum (calorias reduzidas)

Almôndegas são sempre uma boa escolha para o acompanhamento de uma massa. Mas, em vez de usar a tradicional carne moída, fiz uma versão diferente e mais leve com atum e triguilho, assada em vez de frita.

Como podem ver pela foto, ficou bonita, e garanto que muito gostosa servida como petisco com um molho de tomate caseiro.

Almôndegas de atum (calorias reduzidas)

1/2 xícara de triguilho (trigo para quibe)
1 xícara de água morna
1 lata de atum ralado em água escorrido
1 colher de sopa de salsa bem picadinha
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1 clara de ovo
1 colher de sopa de farinha de trigo (integral)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Molho de tomate (de preferência caseiro) para servir

Ponha o triguilho de molho na água morna por pelo menos 30 minutos. Em seguida, coloque-o sobre uma peneira e amasse bastante com as costas de uma colher para retirar todo o excesso de água.

Em uma tigela, acrescente o triguilho hidratado, o atum bem escorrido, a salsa, a cebola, o alho e tempere com sal e pimenta do reino. Mexa bem para distribuir os temperos. Adicione a clara e a farinha de trigo (usei da integral) e amasse até ficar uma massa homogênea.

Unte uma assadeira com um fiozinho de azeite e espalhe bem. Molde as almôndegas do tamanho que preferir, coloque-as na assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por mais ou menos 15 minutos ou até que comecem a dourar. Se preferir, você pode fritar as almôndegas em óleo bem quente.

Esta receita rende entre 10 e 12 almôndegas, dependendo do tamanho delas. Sirva-as com o molho de tomate acompanhando uma massa ou arroz branco e uma salada com legumes.

As almôndegas podem ser congeladas antes de ir ao forno. Coloque-as na assadeira untada e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-as em um pote ou saco plástico e conserve-as congeladas por até 3 meses. Para usar não é necessário descongelar: leve direto do congelador ao forno ou frite em óleo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram