Você está aqui:  / Massas e molhos / Segunda Sem Carne / Conchiglioni ripieni di formaggi al pomodoro (Conchas de macarrão recheadas com queijos ao molho de tomate)

Conchiglioni ripieni di formaggi al pomodoro (Conchas de macarrão recheadas com queijos ao molho de tomate)

Meu pai não nega o sobrenome italiano, por isso, almoço de domingo com meus pais geralmente tem uma boa massa com muito queijo e bastante molho (e um vinho para acompanhar, é claro!).

Outro dia minha mãe resolveu caprichar no cardápio e eu fiquei na cozinha ajudando (e prestando atenção em como ela fazia). Aqui está a receita, que é muito fácil mas dá uma cara especial à mesa.

Conchiglioni ripieni di formaggi al pomodoro (Conchas de macarrão recheadas com queijos ao molho de tomate)

+/- 150g. de conchiglioni (a quantidade depende do tamanho das conchas)
100g. de muçarela ralada
100g. de gorgonzola despedaçado
100g. de ricota despedaçada
4 colheres de sopa de cream cheese ou de creme de ricota
1 1/2 xícara de molho de tomate (preferencialmente caseiro)
1/2 xícara de água
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade
Parmesão ralado para servir

Cozinhe os conchiglioni em água com um pouquinho de sal por mais ou menos 6 minutos, para que fiquem maleáveis mas não totalmente cozidos. Escorra a água quente e passe-os por água fria para parar o cozimento.

Enquanto a massa cozinha, misture muito bem os queijos com o cream cheese (pode ser em uma tigela ou então no processador de alimentos). Tempere com pimenta do reino e, se achar que precisa, um pouco de sal. Reserve.

Misture o molho de tomate com a água e as ervas (ele vai engrossar no forno) e forre o fundo de um refratário ou assadeira com mais ou menos 2/3 dele. Reserve o restante.

Recheie cada concha com um pouco da mistura de queijos (sem exagerar para que o recheio não escorra) e vá colocando na assadeira com o molho. Regue com o restante do molho, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 15 minutos para finalizar o cozimento da massa e aquecer o recheio. Retire do forno e sirva com o parmesão ralado.

Esta quantidade serve bem duas pessoas. Se quiser, acompanhe de uma carne assada ou grelhada.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

5 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram