Você está aqui:  / Carnes / Entradas e petiscos / Pães e biscoitos / Esfihas ou esfirras (massa caseira e recheio de carne temperada)

Esfihas ou esfirras (massa caseira e recheio de carne temperada)

Festa de criança sem guloseimas não existe, né? Mas para não abusar muito das frituras, dê preferência aos salgadinhos assados, como estas esfihas ou esfirras.

Com uma massa super leve, ganham um recheio muito saboroso. A massa é bem fácil de fazer e dá para levar tudo à mesa em menos de um hora, sem complicação.

Esfihas ou esfirras (massa caseira e recheio de carne temperada)

Para a massa:
2 tabletes de fermento biológico fresco (ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco)
1 colher de chá de açúcar
1/2 xícara de água morna
2 colheres de sopa de óleo vegetal
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal

Para o recheio de carne moída:
+/- 200g. de carne moída (bovina ou de cordeiro)
1/2 cebola bem picadinha
1 tomate sem pele e sem sementes picado
1/2 xícara de hortelã picada
1/2 limão espremido
1/2 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim) ou coalhada/iogurte
1/2 colher de chá de pimenta síria
Sal a vontade

Prepare primeiro o recheio misturando bem todos os ingredientes com as mãos, sem amassar muito. Reserve na geladeira enquanto faz a massa para que os temperos se intensifiquem.

Para a massa, se for usar o fermento em tablete, misture-o com o açúcar até que se desfaça. Se for do fermento instantâneo, não precisa dissolver. Acrescente a água, o óleo e mexa. Misture o sal à farinha e vá adicionando-a aos poucos e integrando-a aos outros ingredientes.

Quando conseguir formar uma bola com a massa, amasse-a bem por uns 2 a 3 minutos até ficar lisa e homogênea. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 20 minutos em um lugar fechado (eu coloco dentro do micro-ondas).

Depois da pausa, divida a massa em 15 a 20 pedaços (dependendo do tamanho desejado). Vá abrindo os pedaços, sem deixar a massa muito grossa e coloque um pouco da carne temperada no meio. Forme as esfihas abertas ou fechadas, como preferir – eu fiz um meio termo entre elas para mostrar o recheio. Coloque-as em uma assadeira (não precisa untar) e leve ao forno pré-aquecido em 220ºC por mais ou menos 20 minutos ou até que comecem a dourar.

Para congelar, tire as esfihas do forno antes de dourarem e espere-as esfriar. Coloque em um pote com tampa ou em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Mantenha no congelador por até 3 meses.

Eu servi minhas esfirrinhas com um delicioso molho de iogurte com limão e hortelã picadinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

2 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram