Você está aqui:  / Novidades e off-topics / Pão de queijo light no Você Bonita #CP2ou1noVocêBonita

Pão de queijo light no Você Bonita #CP2ou1noVocêBonita

img_20130927_122836_2.jpg

Na sexta-feira passada, participei mais uma vez do programa Você Bonita da TV Gazeta, apresentado pela queridíssima Carol Minhoto. Desta vez, a receita escolhida foi o incrível Pão de queijo light (sem ovo, sem óleo, sem glúten), que parece pão de queijo, tem gosto de pão de queijo, mas só metade das calorias de uma receita comum. Se você perdeu ou quer rever, confira a receita e o vídeo completo.

1 1/2 xícara de farinha de tapioca (goma de tapioca)
50g. queijo parmesão light ralado (1 pacote pequeno)
300g. de cream cheese ou creme de ricota* light (1 pote grande ou 2 pequenos)
1 pitada de sal (opcional)

Misture o queijo com a tapioca e o sal, se for colocar (eu nem coloco para não ficar muito salgado) e depois acrescente o cream cheese gelado. Integre bem todos os ingredientes para obter uma massa modelável. Faça bolinhas não muito pequenas nem muito grandes (para não grudar na mão, espalhe 2 ou 3 gotinhas de azeite antes de pegar a massa) e coloque-as em uma assadeira antiaderente com mais ou menos uns 2 dedos de distância uma da outra.

Dica: se quiser incrementar o sabor do seu pão de queijo, acrescente mais ou menos 2 colheres de sopa de ervas finas desidratadas (como fiz em metade da massa da foto), 1 colher de sopa de páprica ou 1/4 xícara de azeitonas bem escorridas e picadinhas. Para deixá-lo ainda mais saudável e funcional, você pode acrescentar 1/4 xícara de farinha de aveia, de amaranto ou de quinua; ou então de chia ou de sementes de linhaça.

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 15 minutos e, depois desse tempo, aumente a temperatura para 220ºC e marque mais 10 minutos ou até que fique douradinho.

É possível congelar o pão de queijo depois de 20 minutos de forno (quando ele já estiver firme). Retire a assadeira do forno e espere esfriar. Coloque-os em um saco plástico, retire o ar e feche bem. Conserve no congelador por até 3 meses e, na hora de usá-lo, retire do congelador e leve direto ao forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 20 minutos.

Esta quantidade rende mais ou menos 20 pães de queijo médios. E, apesar da alteração nos ingredientes, a textura é a mesma, mais firme por fora e macio por dentro, e o sabor fica muito próximo do original.

* IMPORTANTE: o creme de ricota da Tirolês é menos consistente, por isso pode ser necessário mais tapioca para dar o ponto. Por isso, sugiro usar o da Polenghi, que tem textura mais próxima da do cream cheese e, além disso, menos calorias e gorduras. Usando este último, cada pãozinho de queijo fica com cerca de 50 calorias (praticamente metade da quantidade de um pão de queijo tradicional).

Para assistir ao vídeo completo, clique na imagem abaixo:

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

3 Comentários

  • Katelim

    /

    Este pão de queijo light é maravilhoso, depois que conheci a receita lá no você bonita nunca mais fiz de outro jeito, e faz um bom tempo já, pra mim ele é melhor que o original engordativo, é supercrocante por fora e macio por dentro do jeito que a gente gosta, parabéns, Luciana, sua receita é a melhor de todas!!!!

  • Luciana C.

    /

    Obrigada, Katelim! Fiquei muito, muito feliz com seu comentário. 🙂
    Esse pão de queijo eu aprendi a fazer com uma ex-colega de trabalho e também nunca mais fiz da forma tradicional.
    Beijo e volte sempre!

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram