Você está aqui:  / Massas e molhos / Espaguete à amatriciana (All’amatriciana)

Espaguete à amatriciana (All’amatriciana)

Tomate, bacon, pimenta e queijo: alguma dúvida de que esta combinação dá certo? Nunca tinha feito massa all’amatriciana em casa, mas outro dia vi no blog do Marcelo Costa, o Mac do Scream & Yell, e fiquei aguada.

Como boa descendente de italianos, preparei uma receita um pouquinho mais tradicional e igualmente saborosa, que encontrei em um caderno de receitas de família da minha nonna. Para deixar o seu domingo ainda mais gostoso!

Espaguete à amatriciana (All’amatriciana)

50g. de bacon em cubinhos
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho pequeno amassado
2 tomates bem maduros ou 2/3 xícara de polpa de tomate ou 1 lata de tomates pelados com o suco (ou metade de cada)
50g. de queijo pecorino ou parmesão ralado
1 colher de chá de pimenta calabresa desidratada ou 1/2 pimenta dedo de moça picadinha
Pimenta do reino a vontade
1 porção de massa

Dica: A receita original do molho All’amatriciana é historicamente servida exclusivamente com a massa bucatini, que é um tipo de espaguete mais grosso e com um furinho no meio, para que o molho entre nele e o deixe ainda mais saboroso. Hoje em dia, é aceitável servi-lo com o espaguete, mas não com outros cortes de massa. Entretanto, como o prato é seu, você pode saboreá-lo com o que preferir.

Enquanto a cozinha a massa, coloque o bacon para soltar a gordura em uma panela em fogo baixo (se precisar, adicione um fiozinho de azeite). Quando começar a dourar, acrescente a cebola e o alho para refogar um pouquinho. Em seguida, coloque o tomate/polpa de tomate, a pimenta calabresa, tempere com pimenta do reino (como o bacon e o queijo já são salgados, geralmente não é necessário acrescentar sal). Mexa bem e deixe cozinhar por uns 10 a 15 minutos, com a panela tampada e mexendo de vez em quando, até o tomate estar se desfazendo. Reserve mais ou menos uma colher de sopa do queijo ralado e misture o restante ao molho.

Escorra a massa e coloque-a na panela do molho para envolve-la bem. Sirva em seguida com o queijo reservado por cima.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram