Você está aqui:  / Sopas, cremes e caldos / Vegetais / Sopa creme de abóbora com funghi

Sopa creme de abóbora com funghi

wpid-img_20130221_132730.jpg

Depois que me apaixonei pela mini abóbora pumpkino, tenho que trazer algumas para casa quando encontro. Desta vez, viraram uma sopa cremosa com funghi, que pode ser uma refeição quentinha ou virar uma entrada gostosa. Excelente para esquentar noites frias de inverno, no clima da #SegundaSemCarne.

1 1/2 xícara de abóbora (pumpkino, cabotian, pescoço etc.) sem casca e sem sementes em cubinhos
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho picadinho
2 xícaras de caldo de legumes ou de galinha
30g. de funghi secchi
200g. de creme de leite ou de soja (1/2 caixinha)
Azeite, sal e ervas finas a vontade

Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente a abóbora e mexa bem. Coloque o caldo de legumes/galinha e, quando ferver, retire mais ou menos 1/2 xícara do líquido para hidratar o funghi. Deixe o restante cozinhar por uns 15 a 20 minutos com a panela semitampada para que a abóbora fique bem macia. Deixe também o funghi mergulhado no caldo quente e tampado.

Quando a abóbora estiver quase desmanchando, você pode amassá-la ou bater tudo no liquidificador ou processador de alimentos (deixando uma fresta para que o ar quente saia e não exploda). Retorne à mesma panela, acrescente o funghi com o caldo e deixe ferver mais uma vez. Apague o fogo, adicione o creme de leite/soja e mexa bem para incorporar. Prove e tempere com sal e pimenta do reino.

Esta receita rende duas porções pequenas, que podem ser servidas como entrada para 2 pessoas ou então como uma refeição leve para 1 pessoa.

Eu servi o creme dentro da pumpkino e acompanhei com os croutons super rápidos. Com queijinho ralado também fica ótimo.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

1 Comentário

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram