Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Como fazer / Congelados / Segunda Sem Carne / Sopas, cremes e caldos / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão)

Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão)

Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão) é uma pergunta que recebo frequentemente. Eles podem ser facilmente encontrados em tabletes ou em pó que dão sabor graças a uma quantidade enorme aditivos químicos que enganam suas papilas gustativas e o seu cérebro.

É por isso que nada substitui à altura um caldo caseiro feito com os legumes que você prefere e com a quantidade de sódio e de gordura que você escolher. E o melhor é que é muito fácil de fazer e pode ficar congelado prontinho à sua disposição para você usar no preparo de sopas e risotos, por exemplo.

Como fazer caldo caseiro (de legumes, de galinha, de carne, de peixe, de camarão)

2 dentes de alho
1 cebola grande
1 cenoura média
1 talo de salsão/aipo
Ervas frescas ou desidratadas a vontade
1,5 litro de água

Lave bem os legumes, corte-os em pedaços não muito pequenos e coloque-os em uma panela. Adicione as ervas de sua preferência e a água e deixe ferver. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela semitampada por pelo menos 40 minutos.

Se quiser, coloque tudo em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 20 minutos após começar a chiar. Espere sair toda pressão antes de abrir a panela.

Eu prefiro não colocar sal para ficar mais neutro quando for usar mas, se quiser, tempere o caldo a gosto. Também não acrescento gordura para ficar bem light — se preferir, adicione a vontade (faça um refogado com os legumes ou regue com um fio de azeite).

Você pode congelar somente o caldo ou também os legumes. Eu costumo congelar metade do caldo coado em forminhas de gelo e a outra metade com os legumes em potes ou sacos plásticos para virar sopa. Assim, na hora de usar, você descongela somente a quantidade necessária para a preparação.

Dicas:
_ Estes legumes acima são os mais básicos para o caldo caseiro, mas você pode enriquecer sua receita com outros ingredientes disponíveis na geladeira (abobrinha, chuchu, brócolis, repolho, couve, agrião, alho poró, batata, abóbora, mandioquinha etc. — inclusive folhas, talos e sobras. Eu costumo congelar em um saco tipo ziploc as pontas e talos de legumes que utilizo no dia a dia e, quando tenho uma boa quantidade, preparo o caldo com eles.).
_ Para fazer o caldo de carne, acrescente cerca de 150g. de retalhos de carne ou ossos.
_ Para fazer o caldo de galinha, junte na panela a carcaça de frango ou o peito (este pode ser retirado e usado cozido ou desfiado depois).
_ Para fazer caldo de peixe, adicione a carcaça e/ou cabeça do peixe.
_ Para preparar um caldo de camarões, junte na panela as cabeças e carcaças dos camarões.
_ Eu gosto de acrescentar 2 colheres de sopa de missô (pasta de soja fermentada) para ficar um pouquinho mais nutritivo, depois de pronto (se apenas com legumes, temos um caldo vegano). É importante lembrar que, se tiver missô, o caldo não deve ser fervido para que não perca as propriedades nutricionais.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram