Você está aqui:  / Massas e molhos / Calzone delicioso do Odair (pizza fechada)

Calzone delicioso do Odair (pizza fechada)

wpid-img_20130323_221318.jpg

Meu pai sendo apaixonado por pizza (confira a receita dele) e este sendo o cardápio oficial do jantar dele desde a época do cursinho, acabamos conhecendo diversas variações sobre o mesmo tema. O calzone é uma dessas que, com essa massa especial, nem precisaria de muito recheio. Fácil e gostoso de fazer. Topa?

Calzone delicioso do Odair (pizza fechada)

1 xícara de água morna
1 tablete de fermento biológico ou 1 colher de sopa de fermento biológico seco (não é o químico)
1 colher de sobremesa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3/4 de xícara de farinha de trigo integral (pode ser substituída pela normal)
1 colher de sopa bem cheia de margarina
1 colher de chá cheia de sal
Molho de tomate a vontade
Recheios de sua preferência

Em uma tigela grande, coloque a água, o fermento, o açúcar e mexa. Acrescente 1/4 de xícara de farinha de trigo e vá mexendo para fazer a “esponja” (a mistura vai começar a formar bolhinhas até ficar cremosa). Em seguida coloque os outros ingredientes e vá amassando até soltar da mão. Se estiver tudo incorporado e, mesmo assim, continuar grudenta, adicione farinha aos pouquinhos para chegar ao ponto (com cuidado para não deixar ressecada).

Jogue um pouco de farinha em uma superfície limpa e seca e sove a massa (amasse com força e bata um pouco para soltar o amido). Coloque um pouquinho de farinha na tigela, a massa e mais farinha por cima. Cubra com um pano de prato ou filme plástico e deixe descansar por pelo menos 1 hora em um lugar que não tenha vento (costumamos deixar dentro do microondas desligado).

Dica: Para saber se a massa está pronta, antes de colocá-la para crescer, separe uma bolinha dela e mergulhe em um copo com água. Quando estiver pronta, a bolinha sobe à superfície.

Após o crescimento, abra a massa em superfície enfarinhada, coloque em uma assadeira redonda virada para baixo (a lateral deve ficar como um pézinho — dessa forma o calor do forno se espalha melhor). Espalhe o molho de tomate sobre metade do disco de massa e coloque por cima o recheio de sua preferência — lembre-se de colocar um pouquinho de orégano por cima. Dobre o disco ao meio e feche bem as bordas para que o recheio não escape. Se quiser, pode passar um pouco de molho e salpicar orégano e/ou um pouquinho de queijo ralado ou então pincelar clara de neve e salpicar gergelim torrado.

Leve ao forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 20 minutos até a massa começar a ficar corada.

Esta receita rende 1 calzone grande ou 2 menores. A massa crua pode ser conservada em recipiente tampado na geladeira por até 1 semana (retire pelo menos 1 hora antes de usar para voltar à temperatura ambiente — deixe novamente no microondas desligado — e, se estiver muito úmida, coloque mais um pouquinho de farinha).

wpid-img_20130323_221425.jpg

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram