Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Segunda Sem Carne / Vegetais / Legumes à moda mediterrânea

Legumes à moda mediterrânea

wpid-img_20130621_234929.jpg

A dieta mediterrânea há algum tempo vem sendo apontada como uma das mais completas e saudáveis por estudos médicos em todo o mundo. Ela inclui legumes frescos, azeite, ervas e condimentos — ou seja, é leve, saborosa e simples. Que tal começar com esta receita?

1/2 abobrinha média
1/2 berinjela média
1/2 cenoura média
1/2 limão
4 dentes de alho
Azeitonas
1 colher de chá de sementes de pimenta rosa
Ramos de alecrim e/ou tomilho fresco
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Corte a abobrinha e a berinjela em pedaços não muito pequenos e a cenoura em palitos não muito grossos. Corte também o limão em gomos.

Unte um refratário ou assadeira pequena com um fio de azeite e distribua os legumes, o limão, os dentes de alho e as azeitonas. Tempere com sal, pimenta do reino, a pimenta rosa e coloque os ramos de alecrim/tomilho por cima.

Regue com um fio generoso de azeite e leve ao forno pré-aquecido em 220°C por 30 a 40 minutos, até que os legumes estejam macios. Retire do forno e sirva em seguida.

Esta quantidade é suficiente para servir duas pessoas como acompanhamento de uma carne assada ou grelhada.

Você pode, também, servir os legumes envolvidos com couscous ou acrescentar uma massa, de preferência integral (com ou sem molho de tomates). É possível, também, manter os legumes prontos na geladeira e “reciclá-los” no dia seguinte com essas alternativas — continuam gostosos.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram