Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Carnes / Congelados / Entradas e petiscos / Vegetais / Croquetes de carne com batata (fritos ou assados)

Croquetes de carne com batata (fritos ou assados)

CroqueteDeCarneComBatata_CozinhandoPara2ou1

Digam o que quiserem, a reputação do croquete continua inabalada, pelo menos para mim. Por isso, escolhi uma boa porção para 2 do meu salgadinho preferido para encerrar o Especial Comida de Boteco. Aproveita que os ingredientes são simples e prepara logo! 😉

1 batata pequena (+/- 1/2 xícara)
1 xícara de carne moída (+/- 200g.)
1/2 colher de sopa de azeite
1/2 cebola em cubos
1 dente de alho picadinho
1 colher de chá de vinagre ou limão espremido
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo ou de rosca
1 ovo
Farinha de rosca para empanar (+/- 1/2 xícara)
Sal e pimenta do reino a vontade

Coloque a batata para cozinhar em água ou no microondas (sem água, com a casca furada algumas vezes com garfo por 8 minutos, vire e depois mais 8 minutos).

Enquanto isso, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Coloque a carne, o vinagre/limão e vá mexendo para soltar e cozinhar bem. Tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouquinho.

Escorra a batata, retire a casca, amasse-a e misture-a com a carne. Adicione a gema e acrescente aos poucos a farinha de trigo ou de rosca, amassando para ficar uma massa homogênea.

Bata a clara com um garfo até começar a espumar. Modele os croquetes do tamanho desejado, passe pela clara e pela farinha de rosca por duas vezes.

Você pode fritar os bolinhos em óleo quente, mas apesar de não ter certeza de que ficaria bom, eu preferi assá-los. Para isso, forrei um refratário com papel alumínio (lado brilhante para cima), untei com um mini fiozinho de azeite para os croquetes não grudarem e os levei ao forno pré-aquecido em 200°C por mais ou menos 30 minutos para dourá-los. Eles ficaram bem cozidos e tostadinhos, com a casca crocante.

Esta receita rendeu 15 croquetes feitos com mais ou menos 1 colher de sopa da mistura cada um. Se preferir, você pode preparar os bolinhos e congelá-los antes de fritar/assar. Depois de empanar com a farinha de rosca, coloque-os em um prato ou bandeja, cubra com filme plástico ou papel alumínio e leve ao congelador. Quando estiverem firmes, coloque-os em um pote bem fechado ou saco plástico e conserve-os por até 3 meses. Não precisa descongelar com antecedência, pode fritar ao assá-los ainda congelados — pode ser necessário um pouquinho mais de tempo no forno.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram