Você está aqui:  / Congelados / Entradas e petiscos / Peixes e frutos do mar / Casquinhas de siri da Eliana

Casquinhas de siri da Eliana

CasquinhaDeSiri_CozinhandoPara2ou1
Casquinha de siri costuma ter preço de ouro em bares e restaurantes, mas é tão gostosa que é muito difícil de resistir. E, como sempre, preparar em casa sai muito mais em conta e, cá entre nós, muitas vezes ainda mais saborosa — dependendo da qualidade dos ingredientes que a gente usar.

Por isso, revelo todas as dicas de mais uma das especialidades secretas da minha mãe. É muito fácil de fazer e tão boa que o melhor mesmo é já deixar algumas prontas no congelador para quando a vontade surgir.

Casquinhas de siri da Eliana

1 colher de sopa de azeite
1 cebola média picada
1 tomate sem pele em cubos
1/2 pimentão (de preferência vermelho)
200g. de carne de siri limpa (fresca ou congelada)
1 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de manteiga
1/4 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de leite
100ml. de leite de coco
50g. de queijo parmesão ralado
1 colher de chá de azeite de dendê
1 colher de chá de salsa ou coentro
1/2 colher de chá de molho de pimenta (opcional)
Farinha de rosca para polvilhar
Sal e pimenta do reino a vontade

Limpe bem a carne do siri para tirar todas os resíduos. O maior segredo nesta receita é escolher a carne de siri mais limpa e clara para que a casquinha fique cremosa e agradável de comer (se comprar da mais branquinha, ela já vem bem limpa sem aqueles pedacinhos chatos para tirar a cada bocado). Separe a quantidade necessária para a receita após essa limpeza, pois dependendo da marca o peso diminui bastante.

Aqueça o azeite e refogue a cebola, o tomate e o pimentão. Frite um pouco, adicione a salsa, tempere com pimenta do reino e deixe cozinhar por alguns minutos. Você pode deixar os pedaços, mas minha mãe costuma bater tudo no liquidificador para deixar a casquinha mais homogênea e porque meu pai não gosta do pimentão.

Retorne a mistura à panela e acrescente o siri. Prove antes de colocar o sal (às vezes a carne já vem um pouco salgada), misture e deixe cozinhar até quase secar a água. Reserve.

Em separado, derreta a manteiga e coloque a farinha, mexendo sempre, para dourar e obter uma farofa. Acrescente o leite aos poucos até formar um creme — continue mexendo para não empelotar (se empelotar, bata no liquidificador ou coe na peneira). Adicione o leite de coco, o dendê, a salsa ou o coentro e metade do queijo ralado. Prove o sal e, se precisar, corrija-o. Se quiser, coloque também o molho de pimenta.

ComoFazerCasquinhaDeSiri_CozinhandoPara2ou1

Misture a carne temperada com o creme e coloque em forminhas ou conchas para casquinha de siri (você pode, também, servir em um refratário único). Polvilhe o queijo ralado e a farinha de rosca por cima.

Arrume as forminhas/casquinhas em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 180°C por uns 10 a 15 minutos para gratinar.

Esta receita rende cerca de 6 unidades médias, que podem ser servidas para 2 ou 3 pessoas como prato principal sozinhas ou com uma salada colorida de folhas e legumes. Como entrada, uma casquinha é suficiente por pessoa.

Dica: você pode preparar as casquinhas de siri e congelá-las. Coloque-as sobre uma assadeira e, sem gratiná-las, leve ao congelador para que fiquem firmes. Depois disso, armazene-as em saco plástico fechado e conserve no congelador por 3 meses. Para usá-las, retire-as do congelador mais ou menos 1 hora antes e, em seguida, leve-as ao forno para gratinar.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

4 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram