Você está aqui:  / Bebidas / Reaproveitamentos / Cubos de chocolate com especiarias para submarino (leite ou café com chocolate derretido)

Cubos de chocolate com especiarias para submarino (leite ou café com chocolate derretido)

wpid-img_20130309_203425.jpg

Quer fugir dos óbvios ovos e bombons para presentear na Páscoa ou então aproveitar as sobras de chocolate? Tenho uma sugestão não menos deliciosa: cubos de chocolate com especiarias (feitos em forminhas de gelo!) para serem derretidos em uma xícara de leite ou café bem quentinhos. Topa?

Cubos de chocolate com especiarias para submarino (leite ou café com chocolate derretido)

100g. de chocolate (ao leite, meio amargo ou uma mistura dos dois)
6 a 10 canelas em pau
1/2 colher de sopa de cravo em pó, páprica doce, cardamomo moído, cominho em pó, essência de baunilha etc.
Sementes de pimenta rosa, raspas de limão ou de laranja para enfeitar

Derreta o chocolate (lembre dos Segredos para trabalhar com chocolate). Misture as especiarias sem exagero para não mascarar o sabor do chocolate (usei 1/2 colher de sopa de cravo em pó) e coloque mais ou menos uma colher de sopa da mistura em cada espaço de forminhas de gelo.

Bata bastante o fundo da forminha sobre uma bancada para tirar as bolhas de ar e leve à geladeira por 2 minutos. Retire, espete a canela em pau no centro, salpique a decoração (usei 3 sementes de pimenta rosa em cada cubo) e retorne à geladeira por mais 6 a 8 minutos, até os cubos ficarem opacos e soltos da forma.

A ideia das especiarias e decorações é adicionar perfume ao chocolate e não alterar seu sabor. Com o calor do leite, acontece uma breve infusão, que solta as essências. A canela em pau ajuda também a pegar o cubo e a mexer a bebida — caso prefira, você pode substituí-la por palitinhos.

Retire os cubos da forma, coloque sobre papel manteiga (ou filme plástico ou papel alumínio) e mantenha em local seco e fresco. Se for embrulhar, espere pelo menos 8 horas.

Para servir, coloque o cubo em uma xícara e cubra com leite ou café bem quentes. Espere o chocolate derreter e mexa bem com a canela antes de se deliciar. Não precisa nem acrescentar açúcar!

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram