Você está aqui:  / Aves / Reaproveitamentos / Vegetais / Frango a governador da Vó Ninha (gratinado com creme de cebola e batata palha)

Frango a governador da Vó Ninha (gratinado com creme de cebola e batata palha)

wpid-img_20130314_153856.jpg

Não sei quem é esse tal governador nem de onde surgiu o nome, mas adorava quando íamos almoçar na casa dos meus avós de Santos e éramos recebidos com esse prato. Fazia muito tempo que não comia, mas a vontade apareceu aí adaptei um pouquinho a receita e diminui as quantidades, que serviam a família inteira, para 2 pessoas.

Frango a governador da Vó Ninha (gratinado com creme de cebola e batata palha)

1 peito de frango limpo em cubos (podem ser sobras já cozidas)
1 pacote pequeno de sopa creme de cebola (tipo Vono)
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de milho verde cozido
1/2 xícara de creme de leite
1 tomate grande sem pele e sem sementes em cubinhos
1 cebola pequena em cubinhos
1 dente de alho amassado
1/2 colher de sopa de ervas finas desidratadas
2 fatias de muçarela
+/- 1/2 xícara de batata palha (opcional)
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade

Dissolva a sopa no leite e mexa bem até ferver. Adicione o milho, desligue o fogo e misture com o creme de leite. Coloque este creme em um refratário pequeno e reserve.

Dica: para evitar o creme de leite, usei 200ml. de leite para preparar a sopa e, para engrossar um pouco, dissolvi 1 colher de chá de maisena em 2 colheres de sopa de água fria. Aí é só adicionar ao creme e mexer bem para não empelotar. O sabor não fica o mesmo, mas fica bem parecido.

Aqueça um fio de azeite e refogue a cebola com o alho. Quando estiver quase dourando, junte o tomate e o frango e tempere com as ervas finas, sal e pimenta do reino. Espere o frango ficar completamente cozido e distribua o refogado sobre o creme.

Cubra com a muçarela e leve ao forno bem quente para derreter o queijo (mais ou menos 10 minutos). Tire do forno e coloque a batata por cima pouco antes de servir para que fique bem crocante. Na receita original não tinha batata palha, mas achei que ficaria bom e ainda complementou o prato.

Esta receita serve bem duas pessoas. Acompanhe com arroz branco e uma saladinha.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

  • Taís Reche

    /

    Acabei de fazer aqui, receita maravilhoooosa! O que mudei foi que eu bati o milho com creme de leite e depois juntei ao creme de cebola dissolvido no leite, pq não sou muito fã do milho em grãos, hehe E daí depois que coloquei o refogado de frango, antes da mussarela, coloquei um pouco de requeijão 🙂 Cobri com mussarela e queijo ralado e voilá! Só derreti e coloquei batata palha :DD Lindo, fácil e maravilhoso 🙂 Parabéns pela receita!

  • Luciana C.

    /

    Que delícia, Taís! 🙂
    Deu tempo de tirar foto para participar da nossa ação?
    cozinhandopara2ou1.com/2013/08/30/acao-comemorativa-de-5-mil-likes-no-facebook

  • Taís Reche

    /

    Deu simm! Acabei de mandar 🙂 Agora é só torcer, hahaha

  • Fernanda

    /

    Olá, Luciana!

    Não me canso de ‘vasculhar’ seu blog e encontrar maravilhas, algumas mais fáceis, outras mais elaboradas, mas todas muito especiais e super saborosas.
    Estou super a fim de testar essa receita de frango mas tenho alguns probleminhas com creme de leite… Pergunto: vc acha que posso substituí-la pelo de soja ou por iogurte? Ou será que comprometeria muito a receita?
    Agradeço se pudet e dar uma orientação.

    Abraços

    Fernanda

  • Luciana Carpinelli

    /

    Oi, Fernanda! Obrigada pelo carinho 🙂
    Pode sim substituir o creme de leite pelo de soja ou então pelo de arroz. Aliás, essa substituição quase sempre dá certo!
    Outra possibilidade é usar o creme de ricota, fica bem gostoso.
    Beijo e volte sempre.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram