Você está aqui:  / Acompanhamentos / Calorias reduzidas / Como fazer / Saladas e molhos / Sanduíches / Sem glúten / Vegana / Vegetais / Vegetariana / Batata palha feita no forno (sem fritura)

Batata palha feita no forno (sem fritura)

BatataPalhaNoForno_CozinhandoPara2ou1

Eu realmente tenho evitado ao máximo os alimentos fritos e, por isso, fiquei alguns dias pensando em um ingrediente que pudesse substituir à altura a batata palha. Não encontrei, é óbvio, mas foi então que resolvi tentar trocar a fritura pelo forno e adorei o resultado!

A batata palha feita no forno, sem nada de fritura, fica igualmente crocante mas muito mais leve. E dá ainda para substituir a batata inglesa tradicional pela mandioquinha, batata doce e até pelo inhame (que é super saudável!).

Além disso tudo, é tão fácil de fazer que você nunca mais vai pensar em comprar o pacote pronto no supermercado. 😉

Batata palha feita no forno (sem fritura)

1 a 2 batatas grandes (pode ser batata doce, mandioquinha, inhame etc.)
1 a 2 colheres de sopa de azeite
1 ramo de alecrim (opcional)
Sal a vontade

Descasque e rale as batatas enquanto espera uma panela com água e sal ferver. Jogue as batatas raladas na água fervente e deixe cozinhar por 2 minutos. Escorra bem com uma escumadeira e deixe descansar sobre papel absorvente para que os pedacinhos fiquem bem secos.

Coloque a batata ralada em um refratário ou assadeira, regue com o azeite e jogue um pouquinho de sal. Misture bem para que todos os pedacinhos fiquem temperados e evite eles que fiquem muito juntos uns dos outros (para não grudarem). Se quiser, adicione o alecrim ou outra erva só para aromatizar.

Leve ao forno médio (220°—250°C) pré-aquecido por 15 a 20 minutos até ficarem crocantes — fique atento para não deixar a batata queimar. Dê uma misturada durante o cozimento para que asse por igual em todos os lados.

Esta quantidade é suficiente para ser servida como acompanhamento para 2 pessoas (com estrogonofe, sanduíches ou em saladas, por exemplo). Caso sobre, espere esfriar e guarde em recipiente bem fechado para que continue crocante.

Dica: nunca fui muito fã do meu raladorzinho porque ele rala “quadrado”, mas a minha batata palha caseira ficou perfeita justamente por causa dele — parecia até aquelas de pacote. Veja na foto abaixo o meu segredo. Este ralador multiuso eu comprei em uma lojinha da Liberdade, em São Paulo, por menos de R$ 5.

RaladorParaBatataPalha_CozinhandoPara2ou1

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

11 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram