Você está aqui:  / Entradas e petiscos / Sanduíches / OEuf cocotte à la crème (ovo ao creme no potinho)

OEuf cocotte à la crème (ovo ao creme no potinho)

wpid-img_20130301_213801.jpg

Adoro receitas muito fáceis que de tão gostosas parecem que dão o maior trabalho para fazer. Podem me chamar de fraude, mas tem algo mais gostoso que receber muitos elogios sem nem precisar ficar horas na cozinha? Eu acho que não e esses charmosos ovos assados no potinho são garantia de elogios.

1 ovo
2 colheres de sopa de sour cream, creme de leite ou iogurte natural não adoçado
1 pitada de queijo ralado
1 pitada de ervas finas
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
1 fatia grossa de baguete ou torrada

Em um potinho (o nome correto seria ramequim) ou xícara resistente ao forno, coloque 1 colher do creme e tempere com um pouquinho de sal e pimenta. Quebre o ovo em cima, de preferência sem furar a gema. Adicione a outra colher de creme, sem misturar. Salpique mais um pouquinho de sal e pimenta, um fiozinho de azeite, o queijo e as ervas.

Coloque o potinho em uma assadeira e encha-a de água até a metade da altura do potinho. Leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 15 a 20 minutos, dependendo de como você prefere a gema (mais mole ou mais firme). Retire do forno com cuidado e sirva em seguida com o pão ou a torrada. Saboreie com uma colherzinha de chá.

Dica: você pode incrementar seu lanche com cogumelos na manteiga, tomate seco, presunto ou peito de peru picado, bacon, cream cheese, ricota, cubinhos de queijos, folhas refogadas (espinafre, escarola etc.), ervilhas e o que mais estiver disponível na geladeira. 😉

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

6 Comentários

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram