Você está aqui:  / Calorias reduzidas / Entradas e petiscos / Tortas e quiches / Vegetais / Muffin de legumes (bolinho assado de legumes)

Muffin de legumes (bolinho assado de legumes)

wpid-img_20130212_221153.jpg

A ideia inicial era fazer um bolinho assado de arroz sem arroz, mas a massa ficou muito líquida e virou um muffin salgado, fofinho e cheiroso. Antes de assar, pincelei somente com clara e ficou dourado demais. No fim, aprendi com os erros e ensino para vocês uma versão que ficará ainda melhor que os da foto.

1 xícara de legumes ralados fininhos (abobrinha, cenoura, batata, chuchu, beterraba, mandioquinha, inhame, batata doce etc.)
1 ovo
3 colheres de sopa de creme de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de ervas finas
1 dente de alho bem picadinho
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sobremesa de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal
Margarina e farinha de trigo para untar

Pré-aqueça o forno no mínimo. Unte a(s) forminha(s) com um pouquinho de margarina e enfarinhe-as. Reserve.

Bata o ovo com um garfo. Misture os legumes ralados (eu usei abobrinha, mandioquinha e cenoura) com 2/3 do ovo batido, a farinha, o creme de leite, o queijo (guarde um pouco para salpicar por cima), o fermento em pó e tempere com o alho, as ervas e o sal.

Coloque a mistura nas formas, pincele com o restante do ovo e salpique com o queijo ralado reservado. Leve ao forno por 15 a 20 minutos até dourar.

Você pode servir como entrada (em forminhas de empada, por exemplo), como lanche ou acompanhamento em uma refeição. Esta receita rende dois bolinhos individuais ou um, um pouco maior.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram