Você está aqui:  / Arroz e Risotos / Aves / Calorias reduzidas / Vegetais / Arroz de galinha simplificado (calorias reduzidas)

Arroz de galinha simplificado (calorias reduzidas)

wpid-img_20130205_141235.jpg

Cada vez mais curto cozinhar, mas tem dias em que a preguiça vem tão forte que quase desisto e apelo para o delivery. Nessas ocasiões opto pelas receitas de uma panela só: carboidratos, proteínas e legumes cozidos juntos. Este arroz de galinha é ótimo para esses dias e ainda fica pronto rapidinho, é bonito e muito gostoso.

Arroz de galinha simplificado (calorias reduzidas)

1 peito de frango sem pele cortado em cubos
1/2 xícara de arroz (branco ou integral ou 7 cereais)
4 xícaras de caldo de galinha/frango  ou de legumes (preferencialmente caseiro)
1/2 xícara de legumes em cubinhos (cenoura, vagens, milho, ervilhas etc.)
+/- 6 azeitonas picadas (opcional)
1/2 cebola bem picadinha
2 dentes de alho amassado
1/2 colher de sopa de manteiga
1/2 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de curcuma em pó (açafrão da terra)
1 colher de sopa de ervas frescas picadinhas ou ervas finas desidratadas
Sal e pimenta do reino a vontade

Aqueça o azeite e derreta a manteiga (isso evita que ela queime) para refogar a cebola e o alho. Quando começarem a dourar, acrescente o frango e mexa bem para que ele cozinhe.

Dica: A receita tradicional é feita com a galinha inteira, com pele e tudo, mas eu prefiro usar o peito limpo pois é mais fácil e fica mais light. Mas se quiser, use também partes com osso e com a pele — certamente ficará mais saboroso.

Com os pedaços de frango já bem branquinhos, coloque a cúrcuma, as ervas, 1 e 1/2 xícara do caldo de galinha, sal e pimenta do reino e deixe ferver até quase secar. Eu gosto do frango desfiado, então nesse momento já começo a apertar e desfazer os cubinhos com a colher/espátula que estiver usando para mexer.

Coloque o arroz, misture bem para que pegue todos os sabores e cubra com o restante do caldo. Quando começar a ferver, acrescente os levumes e as azeitonas (se for usar) e deixe cozinhar com a panela semitampada até secar, como fazemos com o arroz branco. Sirva em seguida.

*Se quiser, acrescente outros vegetais, como abobrinha, chuchu, berinjela, cogumelos etc.

É aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas.

O que você achou? Tem alguma dúvida? Fez e quer comentar? Fique a vontade para escrever também.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivos





Avaliação: 1 de 5.

@CozinhandoPara2ou1 no Instagram